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Foram encontradas 508 questões
Exibindo questões de 1 a 100.

A Psicologia e outras áreas da ciência têm se dedicado ao estudo da a

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A Psicologia e outras áreas da ciência têm se dedicado ao estudo da adolescência, buscando contribuir a qualificação dos trabalhos profissionais com estes jovens e a compreensão dos "problemas" sociais envolvendo a juventude. Livros, revistas e publicações têm sido produzidos para levar aos pais e educadores um saber mais técnico sobre a adolescência, instrumentando profissionais e pais a lidarem com eles de modo mais competente e eficaz. A partir desse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A adolescência não é vista como uma fase natural do desenvolvimento e uma etapa natural entre a vida adulta e a infância. A adolescência é vista como uma construção social com repercussões na subjetividade e no desenvolvimento do homem moderno e não como um período natural do desenvolvimento. PORQUE II. As mudanças no corpo dos adolescentes referentes às características sexuais primárias e secundárias são vistas como o início desta etapa do desenvolvimento, demarcando o início da adolescência e a preparação para a posterior vida adulta. Fonte: BOCK, Ana Mercês Bahia. A adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores. Psicol. Esc. Educ. (Impr. ), Campinas , v. 11, n. 1, p. 63-76, June 2007

Leia a tira para responder: Adoramos Cestas... Adoramos Sestas...

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Leia a tira para responder:

Adoramos Cestas... Adoramos Sestas... Adoramos Sextas

Considere os dois enunciados e assinale a alternativa incorreta

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Considere os dois enunciados e assinale a alternativa incorreta:
I. A escola do bairro está fechada.
II. Uma escola do bairro está fechada.

Segundo tanenbaum (2003), a evolução dos sistemas operacionais caminho

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Segundo tanenbaum (2003), a evolução dos sistemas operacionais caminhou em conjunto com a evolução da arquitetura dos computadores. De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das gerações contidas na coluna a com suas respectivas inovações na coluna b I. primeira geração de computadores compreendeu entre 1945 a 1955 (válvulas e painéis de programação).

II. segunda geração de computadores foi entre 1955 a 1965 (Transistores e sistema em Lote, ou Batch, em inglês)

III. terceira geração de computadores compreendeu o período entre 1965 a 1980 (Circuitos Integrados e Multiprogramação).

Coluna B

1. Nesta época surgiram os mainframes que eram utilizados para cálculos científicos como equações diferenciais presentes na física e na engenharia.

2. As atividades eram realizadas por uma pessoa por meio de painéis de programação e realizavam cálculos matemáticos como logaritmos, sendo usadas para fins militares.

3. Surgiram os computadores científicos de grande escala orientados a palavras, usados para cálculos numéricos na ciência e engenharia e os computadores comerciais orientados a caracteres, usados por bancos e companhia de seguros.

Analise as proposições a seguir, em relação à perspectiva histórica da

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Analise as proposições a seguir, em relação à perspectiva histórica da linguística textual. Depois assinale a alternativa correta: i) na análise transfrástica, a coerência é considerada um critério para se definir o que é um texto e o que não o é. Se duas ou mais sentenças faziam o uso dos mecanismos interfrásticos, poderiam ser consideradas um texto. Ii) na gramática textual, deixa-se de lado as frases e os enunciados, e o foco passa a ser o texto, pois o objetivo seria refletir sobre fenômenos que não se explicavam pela gramática sentencial. Iii) na teoria linguística do texto, parte-se do texto em direção às unidades menores. O método busca segmentar e depois classificar, sem perder de vista a função textual de cada um dos elementos. O texto é definido a partir de sua compreensão e de sua produção.I) A Linguística Textual segue três perspectivas cronológicas: a da análise transfrástica, a das gramáticas textuais e a teoria da linguística do texto.

II) A análise transfrástica buscou identificar regras para o encadeamento de sentenças a partir de métodos utilizados na análise sentencial, procurando dar conta de sequências maiores de frases.

III) Na análise transfrástica, o texto era entendido como uma sequência coerente de enunciados. A coerência é considerada um critério para se definir o que é um texto e o que não o é.

Leia estes versos: "As ondas amarguradas Encostam a cabeça nas pedras

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Leia estes versos:
"As ondas amarguradas
Encostam a cabeça nas pedras do cais.
Até as ondas possuem
Uma pedra para descansar a cabeça.
Eu na verdade possuo
Todas as pedras que há no mundo,
Mas não descanso".

Leia um trecho da música “Sonhos”, de Peninha: “Quando a canção Se fez

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Leia um trecho da música “Sonhos”, de Peninha: “Quando a canção Se fez _____ forte E _____ sentida Quando a poesia realmente Fez folia em minha vida Você veio me contar Dessa paixão inesperada Por outra pessoa... _____ não tem revolta não Eu só quero Que você se encontre Ter saudade até que é bom É melhor que caminhar vazio A esperança é um dom Que eu tenho em mim”

No que se refere à literatura portuguesa contemporânea, é possível

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No que se refere à literatura portuguesa contemporânea, é possível afirmar que se trata de um período frutífero à liberdade formal, temática e estética, optando por uma tentativa de inovação em todas as manifestações artísticas. Dessa forma, considere as seguintes proposições:
I. A literatura portuguesa contemporânea foi fortemente influenciada pelo fim da ditadura.

II. Na prosa, foram evidenciadas personagens esféricas, enquanto na poesia houve liberdade estética.

III. A multiplicidade formal gerava diferentes efeitos de sentido.

IV. A interpretação do texto literário contemporâneo exige do leitor conhecimento contextual, já que o homem tinha seu cotidiano retratado.

Os espermatozoides são gametas masculino produzidos pelo processo de e

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Os espermatozoides são gametas masculino produzidos pelo processo de espermatogênese, que ocorre nos testículos. Essas células são leves e móveis e são capazes de se movimentar em direção ao óvulo com uma velocidade de 1mm/min a 4mm/min em média. ​Fonte: BARBOSA, C. P. Anatomia Humana Humana Aplicada à Educação Física. Maringá-PR: Unicesumar. 2019. Considerando o texto acima e seus estudos,

Considere os dois enunciados e assinale a alternativa incorreta: I. A

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Considere os dois enunciados e assinale a alternativa incorreta:
I. A escola do bairro está fechada.
II. Uma escola do bairro está fechada.

Leia o excerto abaixo: "Concisa, contundente, perturbadora – a

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Leia o excerto abaixo:



"Concisa, contundente, perturbadora – a literatura de Rubem Fonseca caracteriza-se pela afronta direta ao leitor, além de desnudar, nos menores detalhes, as novas formas de violência que acometem a sociedade contemporânea" (Guizzo, 2011, p. 31).



Considerando a literatura de Rubem Fonseca, avalie as afirmativas a seguir:



I. Apresenta uma linguagem sofisticada, algo próximo da utilizada pela classe burguesa da época.

II. Frequentemente ambientada em grandes centros urbanos, o que justifica a violência como pano de fundo.

III. As personagens são tipicamente líricas e românticas.

IV. O enredo é construído a partir de situações cotidianas, ricas em descrições.

Para Coelho (2022), a Antropofagia é um legado deixado pelos

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Para Coelho (2022), a Antropofagia é um legado deixado pelos modernistas, a partir da ideia de que precisamos sempre ter um olhar crítico sobre o que nos chega do exterior. Logo, refere-se a prática de tradução intercultural a partir do local.
“Essa força de devoração crítica do mundo e da história desloca completamente os mitos criados ao redor de uma perspectiva exótica sobre o Brasil e os brasileiros. A natureza exuberante e o éden tropical são contrastados com a máquina, a cidade, a indústria, o design e nossa capacidade criativa que não deve nada aos grandes centros. A antropofagia se torna assim um método de consumo seletivo para transformar o que é estático, imóvel (o mito da brasilidade tropical) em uma força crítica em permanente fluxo e movimento. ” (Coelho, 2022, p. 6).



Considerando a Antropofagia descrita por Oswald de Andrade, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras e (F) Falsas.



( ) Para Oswaldo de Andrade, a Antropofagia está ligada ao ato de “devorar” o que é produzido no exterior, transformando-o de acordo com nossa realidade.

( ) O legado da antropofagia está na ideia de incorporar de forma crítica o que vem de fora.

( ) Oswaldo de Andrade acreditava que deveríamos sempre copiar o que está sendo produzido na Europa.

( ) A Antropofagia instiga os brasileiros a adaptarem o global para o local.

Na obra Paulicéia Desvairada, Mário de Andrade apresenta os seus ideai

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Na obra Paulicéia Desvairada, Mário de Andrade apresenta os seus ideais poéticos modernistas, na direção contrária ao parnasianismo. Logo, no Prefácio Interessantíssimo, ele discorre um pouco sobre isso:
“A gramática apareceu depois de organizadas as línguas. Acontece que meu inconsciente não sabe da existência de gramáticas, nem de línguas organizadas. E como Dom Lirismo é contrabandista... Você perceberá com facilidade que si na minha poesia a gramática às vezes é desprezada, graves insultos não sofre neste prefácio interessantíssimo. Prefácio: rojão do meu eu superior. Versos: paisagem do meu eu profundo. Pronomes? Escrevo brasileiro. Se uso ortografia portuguesa é porque, não alterando o resultado, dá-me uma ortografia.” (Andrade, 1987, p.73 -74).

“A obra de Guimarães Rosa completa as de João Cabral e Clarice

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“A obra de Guimarães Rosa completa as de João Cabral e Clarice Lispector, no sentido de modificar a relação entre o tema e o discurso. Isto chegaria às conseqüências mais avançadas, embora não no mesmo nível de qualidade, com os movimentos de vanguarda que, a partir do fim dos anos de 1950, começaram a modificar essencialmente as obsessões tradicionais da literatura brasileira. No processo que acompanhamos até aqui, a busca da expressão literária característica teve sempre como pedra de toque a tendência, primeiro inconsciente, depois consciente, de exprimir a realidade local. É a perspectiva que se definiu no século XIX como nacionalista e que os modernistas refundiram, atualizando-a conforme inspirações de vanguarda” (Candido, 1999, p. 94-95).
Considerando a terceira fase do movimento modernista no Brasil, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras e (F) Falsas.



( ) Guimarães Rosa, João Cabral e Clarice Lispector pertencem à Geração de 45.

( ) João Guimarães Rosa e Clarice Lispector ficaram conhecidos por suas narrativas introspectivas.

( ) Guimarães Rosa, João Cabral e Clarice Lispector inovaram no uso da palavra.

( ) Os poemas de João Cabral de Melo Neto são relevantes apenas pela metrificação formal.

“A Semana de Arte Moderna aconteceu em fevereiro de 1922, na cidade de

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“A Semana de Arte Moderna aconteceu em fevereiro de 1922, na cidade de São Paulo, 100 anos após a Independência do Brasil, 34 anos após a abolição da escravidão e 4 anos após o fim da Primeira Guerra Mundial. Nesse contexto, uma questão importante para os considerados intelectuais brasileiros era como o Brasil tinha se saído desses processos históricos, principalmente comparando o país com os Estados Unidos da América, que saíram da Primeira Guerra Mundial como uma grande potência. Além disso, as questões sociais, principalmente a abolição da escravidão, recebiam pouco destaque nos trabalhos artísticos. Assim, a Semana de Arte Moderna se apoiava no pensamento nacionalista e na busca de uma identidade para o Brasil, além da procura por uma produção artística mais liberta, que rompesse com uma estética das academias de Belas Artes e das ideias parnasianistas” (Machado, 2022, n.p).



Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:



I. A Semana de 22 é um marco importante no panorama da literatura brasileira.

II. Mario de Andrade, Oswaldo de Andrade e Anita Malfatti participaram da Semana de 22.

III. Os trabalhos apresentados na Semana de Arte Moderna foram elogiados pela crítica da época.
IV. A publicação da obra Capitães de Areia, de Jorge Amado, aconteceu durante a Semana de Arte Moderna.

A chamada "Belle Époque" se configura como um período de otimismo e

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A chamada "Belle Époque" se configura como um período de otimismo e avanços culturais e tecnológicos na Europa e no Brasil, trouxe uma atmosfera de prosperidade, mas também revelou profundas desigualdades sociais. A Belle Époque é um termo que se refere a um período de prosperidade, otimismo e avanços culturais e tecnológicos que ocorreu principalmente na Europa entre o final do século XIX e o início do século XX. Com base nas informações apresentadas, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.
( ) A "belle époque" brasileira foi marcada pela coexistência de diversas correntes literárias, algumas das quais opostas entre si.
( ) O Neoparnasianismo foi representado por escritores como Raimundo Correia, Bilac, Alberto de Oliveira e Vicente de Carvalho.
( ) A literatura problematizadora da realidade brasileira, considerada mais caracteristicamente pré-modernista, incluiu autores como Euclides da Cunha e Lima Barreto. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

O/A ______ é a sintetização objetiva do conteúdo de um texto original

Av2

O/A _________ é a sintetização objetiva do conteúdo de um texto original, apresentando apenas os pontos principais e as principais ideias do ________. Um (a) ________ é mais curto (a) que o texto original e deve transmitir de forma clara e concisa o contexto, os objetivos, as principais descobertas e conclusões do texto original.

Cada parágrafo desenvolve uma pequena ideia para, ao todo, formar o

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Cada parágrafo desenvolve uma pequena ideia para, ao todo, formar o texto. Afirma-se corretamente que a finalidade desse texto é apresentada no...

Embora o livro em questão tenha majoritariamente elementos da ficção,

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Embora o livro em questão tenha majoritariamente elementos da ficção, é importante observar como a construção da personagem Hermione remete a valores necessários e importantes para a nossa sociedade.

A Língua de Sinais Brasileira (LSB) é considerada a primeira língua do

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A Língua de Sinais Brasileira (LSB) é considerada a primeira língua dos indivíduos surdos brasileiro, e como língua está, portanto, sujeita aos mesmos princípios e pressupostos gerais que regem o funcionamento da faculdade da linguagem. Uma parte da gramatica muito pesquisada em Libras são as classes verbais. Nesse sentido existem o verbo de concordância que são subdivididos em mecanismos morfológicos que se utilizam do parâmetro (movimento). O sinal (DAR) é um exemplo desse tipo de subdivisão do verbo. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:. I- Orientação: associada à sintaxe, a direção para qual a palma está voltada para o objeto da sentença que está associado à sintaxe mão ou a ponta dos dedos estão viradas

II- Movimento: em geral são ancorados ou feitos tocando o corpo, e embora possam ter flexão para aspecto verbal, é como se eles ficassem no infinitivo.

III- Direcionalidade: está associada às relações semânticas, a trajetória do movimento do sinal (verbo) parte da locação do sujeito e vai em direção a locação do objeto.

Mariano é professor de ciências no ensino fundamental. Esse ano ele de

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Mariano é professor de ciências no ensino fundamental. Esse ano ele decidiu realizar uma inovação e para isso procurou tarefas para que seus alunos aprendam sobre energia. Foi assim que encontrou uma atividade para sala de aula que propõe que os alunos montem diversos circuitos elétricos utilizando pilhas, lâmpadas e cabos. A atividade propiciava a exploração dos alunos ao permitir a montagem de diversos circuitos. Segundo a página web que propõe a tarefa, ela tem o potencial de motivar aos alunos ao estudo dos circuitos elétricos assim como iniciar processos de compreensão sobre diversos tipos de circuitos. Depois de pensar bastante, Mariano decide aplicar a tarefa de forma íntegra, sem modificar absolutamente nada da proposta. No dia da aplicação as dificuldades não tardam em aparecer: os alunos não se mostram interessados na proposta nem conseguem construir um circuito básico.

Avaliação da aprendizagem desempenha um papel crucial na educação,

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Avaliação da aprendizagem desempenha um papel crucial na educação, pois serve como um mecanismo de medição do progresso dos alunos, da aquisição de conhecimento e das habilidades ao longo do tempo. Ela é uma ferramenta essencial para professores e alunos, fornecendo feedback valioso sobre o processo de ensino-aprendizagem.
A avaliação não deve ser vista apenas como uma maneira de apresentar notas, mas como uma oportunidade de compreender o que os alunos aprenderam e como podem melhorar. Ela pode assumir várias formas, desde testes e avaliações escritas até projetos práticos, apresentações e análises em sala de aula. O importante é que seja adaptado ao objetivo de aprendizagem e às necessidades dos alunos.

Além disso, a avaliação da aprendizagem também desempenha um papel na promoção da equidade na educação, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de demonstrar seu conhecimento, independentemente de suas diferenças individuais.

Em resumo, a avaliação da aprendizagem é uma parte fundamental do processo educacional, que fornece informações valiosas para melhorar o ensino, promover a aprendizagem dos alunos e garantir a equidade na educação.

Parte superior do formulário

O fragmento acima mostra a resistência dos moradores de um cortiço à e

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O fragmento acima mostra a resistência dos moradores de um cortiço à entrada de policiais no local. O romance de Aluísio Azevedo Não entra a polícia! Não deixa entrar! Aguenta! Aguenta!

— Não entra! Não entra! repercutiu a multidão em coro.

E todo o cortiço ferveu que nem uma panela ao fogo.

— Aguenta! Aguenta!

Em relação aos vocábulos “filósofo” e “teólogo”, é CORRETO afirmar

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Em relação aos vocábulos “filósofo” e
“teólogo”, é CORRETO afirmar que:

(UNIFOR CE) Em relação aos vocábulos filósofo e teólogo é correto

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(UNIFOR CE) Em relação aos vocábulos filósofo e teólogo é correto afirmar que:
Ambos são formados pela junção de dois radicais de origem latina.

Os professores do ciclo de alfabetização utilizam diferentes Os

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Os professores do ciclo de alfabetização utilizam diferentes modalidades organizativas, como atividades permanentes, sequências didáticas e projetos, para planejar e estruturar suas práticas pedagógicas. Essas modalidades permitem trabalhar conteúdos de forma significativa, respeitando o ritmo de aprendizagem dos estudantes e integrando diversos conhecimentos. Atividades permanentes, por exemplo, incluem ações regulares que consolidam habilidades específicas. Sequências didáticas promovem o aprendizado por meio de etapas progressivas, enquanto projetos incentivam a resolução de problemas contextualizados e interdisciplinares, promovendo a autonomia e o pensamento crítico dos estudantes. Com base no texto apresentado, analise as afirmativas a seguir e indique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F):

( ) Atividades permanentes ocorrem regularmente e ajudam os estudantes a consolidar habilidades específicas de forma gradual.

( ) Sequências didáticas são planejadas para promover a aprendizagem por meio de etapas progressivas, sem a necessidade de um produto final.

( ) Projetos educacionais sempre culminam em um produto final tangível e não permitem flexibilidade no processo de ensino-aprendizagem.

( ) O trabalho com projetos incentiva os estudantes a resolverem problemas reais e a desenvolverem pensamento crítico e autonomia.

( ) As modalidades organizativas não precisam ser adaptadas aos objetivos de aprendizagem ou ao contexto da sala de aula.

Poema de desintoxicação Em densas noites com medo de tudo: de um anjo

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Poema de desintoxicação Em densas noites com medo de tudo: de um anjo que é cego de um anjo que é mudo. Raízes de árvores enlaçam-me os sonhos no ar sem aves vagando tristonhos. Eu penso o poema da face sonhada, metade de flor metade apagada. O poema inquieta o papel e a sala. Ante a face sonhada o vazio se cala. Ó face sonhada de um silêncio de lua, na noite da lâmpada pressinto a tua. Ó nascidas manhãs que uma fada vai rindo, sou o vulto longínquo de um homem dormindo. João Cabral de Melo Neto" (Disponível em: https://lituraterre.com/2012/06/03/poema-de-desint.... Acesso em: 29 jul. 2024.)

Uma das principais ideias para a compreensão das concepções vygotskian

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Uma das principais ideias para a compreensão das concepções vygotskianas é a de mediação, através da qual as funções psicológicas superiores se desenvolvem, distinguindo o homem dos outros animais. Para entender o que é mediação, você deve pensar não numa relação direta entre duas coisas, mas numa relação que tenha um intermediário, ou seja, numa relação mediada por outro elemento. Salgado, Beatriz de Oliveira. Introdução aos estudos linguísticos – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017, p.115.

Para Sborquia (2014), etimologicamente a palavra ritmo vem de outra

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Para Sborquia (2014), etimologicamente a palavra ritmo vem de outra língua, derivada da palavra rheis, que pode significar fluir, correr. Ela também pode ser associada a palavra rhytmos, significando “aquilo que se move, aquilo que fui”.
Pela etimologia da palavra ritmo, podemos dizer que ela varia de qual língua.

Muitas são as definições de pensamento crítico porém todas elas

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Muitas são as definições de pensamento crítico porém todas elas descrevem um indivíduo que está ativamente envolvido no processo de pensamentoI. Um profissional enfermeiro critico deve identificar e desafiar suposições. Deve ainda considerar o que é importante, explorar alternativas, considerar a razão, a ética, e a logica para tomada de decisões.

II. Pensar criticamente permeia a responsabilidade profissional e a qualidade da assistência de enfermagem.

Leia o excerto que segue: Estilo - Que é isso? - É um requerimento

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Leia o excerto que segue:
Estilo


- Que é isso?


- É um requerimento.


- Você que escreveu? Deixa eu ler: "O abaixo assinado vem requerer a V. Sª... "Mamãe, puxa, você nunca escreveu tão grã-fino."( F ) O texto é apresentado em modalidade formal, sem marcas de oralidade.


( V ) Os trechos "Deixa eu ler" e "puxa" representam marcas de oralidade na fala da criança.


( V ) A criança considerou "grã-fino" o texto da mãe, porque requerimento é um gênero que exige o uso da variante escrita formal.


( V ) "Grã-fino", no universo infantil, soa como algo sofisticado.


( F ) O julgamento do filho acerca da fala da mãe revela que a criança não tinha entendimento das variedades de alto prestígio social.

Veja a tirinha a seguir: Fonte: Disponível em: Acesso em: 05 fev. 2016

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Veja a tirinha a seguir:
Fonte: Disponível em: Acesso em: 05 fev. 2016.

A expressão aonde, que aparece no primeiro quadro, está corretamente empregada porque:

Escolha uma:

É evidente que não se pode alterar aleatoriamente o sentido de

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É evidente que não se pode alterar aleatoriamente o sentido de expressões e palavras sem que esse ato comprometa a capacidade de um falante de uma Língua se comunicar com outros falantes dessa mesma Língua. Prosseguindo-se nessa linha de raciocínio, para o linguista Ferdinand de Saussure, embora a associação entre uma palavra e seu sentido se opere inicialmente na mente de cada indivíduo em particular, tal associação depende de uma convenção social previamente estabelecida de forma implícita entre todos os falantes de uma mesma Língua.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Ed. Cultrix, 1975.



Desse modo, Ferdinand de Saussure postula que o signo linguístico se compõe por duas faces, a saber:



- Um __________________________: também chamado inicialmente de imagem acústica, (nome dado por ele à época, por privilegiar as Línguas naturais orais), é a impressão psíquica de um som, compartilhada pelos membros falantes de uma Língua.

- Um ___________________________: é o conceito (ou o conteúdo) atribuído a essa imagem acústica.

Quilombolas e indígenas estão em luta pelo território, camponeses em l

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Quilombolas e indígenas estão em luta pelo território, camponeses em luta pela terra, e estão todos sendo exterminados, assassinados, despossessados. Os "condenados da terra", como escreveu Frantz Fanon, são as vítimas do trabalho escravo e da pistolagem, excluídos do acesso à terra, à água, ao espaço para viver e se reproduzir, que se concentra na mão de fazendeiros, banqueiros e das grandes mineradoras, protegidos por um Poder Judiciário injusto e por representantes políticos fiéis à oligarquia que os financia.(MILANEZ, F. A explosão da violência na luta pela terra e território. Carta Capital, 15 abr.2016. Sociedade. Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2016.)

Considerando o que você leu neste trecho, julgue as afirmativas a seguir:

I. A presença de crase na ligação entre a palavra acesso e as palavras terra e água está correta, uma vez que essa palavra é regida pela preposição a.

II. A ocorrência da preposição do logo após excluído está incorreta, uma vez que excluído é regido pela preposição por (pelo/pela).

III. A palavra luta, na primeira linha, é corretamente seguida pela preposição pelo/pela, pois este substantivo, quando seguido de complemento, é regido pela preposição por (que se torna pelo/pela na fusão com os artigos definidos o/a).

IV. A ocorrência de crase logo após a palavra fiéis está incorreta, pois este substantivo não é regido por nenhuma preposição. Estão corretas apenas as afirmativas:

O registro também auxilia a organização do uso linguístico. Assim, o

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O registro também auxilia a organização do uso linguístico. Assim, o registro é a forma (formal ou informal), ou estilo que utilizamos no uso da linguagem, seja escrita ou falada. “Devem ser consideradas também as diferenças linguísticas originadas em virtude da idade dos falantes, sexo, classes ou grupos sociais e da própria evolução histórica da língua: pessoas que se identificam e utilizam uma linguagem mais ou menos comum, com vocabulário, expressões e gírias próprias do grupo” (PEREZ, 2016, p. 2).
Chama-se de registros as ________________________ que ocorrem de acordo com o grau de formalismo existente em uma determinada situação: há situações em que a variedade padrão, ou norma culta, é a melhor opção, aquela que estabelecerá uma maior ________________________ entre os interlocutores. Nas entrevistas de emprego, em redações para concursos e vestibulares e em exposições públicas, por exemplo, a variedade linguística exigida, na maioria das vezes, é a padrão, por isso é ________________________ conhecê-la bem para adequarmos a comunicação de acordo com a pertinência do momento. Em contrapartida, há situações de uso em que a variedade não padrão (gírias, regionalismos, jargões) é aquela que melhor se ________________________ no contexto comunicacional.

O período do segundo quadro, “Se você não parar, eu te dou um pescoção

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O período do segundo quadro, “Se você não parar, eu te dou um pescoção”, remete a ideia de:
Escolha uma:

Leia a tirinha abaixo:











O período do segundo quadro, “Se você não parar, eu te dou um pescoção”, remete a ideia de:

Leia o poema a seguir. Dor elegante Paulo Leminski Um homem com uma do

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Leia o poema a seguir. Dor elegante Paulo Leminski Um homem com uma dor É muito mais elegante Caminha assim de lado Como se chegando atrasado Chegasse mais adiante […] Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2014. (Fragmento) As orações subordinadas reduzidas podem, dependendo do contexto, estabelecer mais de uma relação de sentido com a oração principal. No fragmento do poema de Leminski, a utilização de uma oração reduzida, “chegando atrasado”, no penúltimo verso, Escolha uma:

Cada parágrafo desenvolve uma pequena ideia para, ao todo, formar o te

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Cada parágrafo desenvolve uma pequena ideia para, ao todo, formar o texto. Afirma-se corretamente que a finalidade desse texto é apresentada no...

O Plano de Contingência é um documento onde estão definidas as

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O Plano de Contingência é um documento onde estão definidas as responsabilidades estabelecidas em uma organização, para atender a uma emergência e também contêm informações detalhadas sobre as características da área ou sistemas envolvidos.

Assinale a alternativa que apresenta uma informação adequada sobre o

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Assinale a alternativa que apresenta uma informação adequada sobre o desenvolvimento dos estudos linguísticos.

As três concepções de Linguagem estudadas são: a linguagem como

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As três concepções de Linguagem estudadas são: a linguagem como expressão do pensamento; a linguagem como instrumento de comunicação e a linguagem como interação. Elas apresentam-se como formas diferentes de entender a natureza da linguagem e seu papel na comunicação e na interação humana.
Com base nas informações apresentadas, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.


( ) A linguagem é um instrumento de comunicação, e a língua, um sistema de regras e convenções fechado, uma estrutura concreta que pode ser analisada internamente, tal como o Estruturalismo define.
( ) A linguagem como forma de interação passa a ser difundida a partir das ideias de Vygotsky, quando possibilita um contato com o mundo, e de Bakhtin, que considera um olhar dialógico sobre a linguagem.
( ) A linguagem como instrumento de comunicação é influenciada pelas circunstâncias, e a comunicação efetiva requer que os falantes entendam as nuances culturais e sociais da linguagem para se comunicarem efetivamente.
( ) A linguagem como expressão do pensamento, tem ênfase no psiquismo individual e defende que a escola deve “ensinar a falar" e a escrita é relegada a um segundo plano. O enfoque é na gramática normativa/prescritiva.

Leia o trecho a seguir: “Os alunos foram expulsados da sala pelo

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Leia o trecho a seguir:
“Os alunos foram expulsados da sala pelo professor (I). Eles tinham omitido a informação de onde outro aluno estava (II). Ele foi preso no banheiro pelos mesmos alunos (III).”

Sabemos que a proposta dos PCN para o ensino de Língua Portuguesa, nos

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Sabemos que a proposta dos PCN para o ensino de Língua Portuguesa, nos diferentes níveis, é trabalhar a leitura e a escrita a partir dos gêneros discursivos. Nesse sentido, leia e analise o texto a seguir para responder à questão:

Apelo
(Dalton Trevisan)

Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho.

Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, até o canário ficou mudo. Não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite eles se iam. Ficava só, sem o perdão de sua presença, última luz na varanda, a todas as aflições do dia.

Sentia falta da pequena briga pelo sal no tomate — meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa. Calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolha? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor.

"No capítulo 7, fizemos a análise interna da oração. Examinamos, aí, o

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"No capítulo 7, fizemos a análise interna da oração. Examinamos, aí, os seus termos essenciais, integrantes e acessórios; e, para tal estudo, servimo-nos sobretudo de períodos simples, isto é, de períodos constituídos de uma só oração, chamada absoluta. Incidentemente, porém, mostramos que os termos essenciais, integrantes e acessórios de uma oração podem ser representados por outra oração."

Os autores da Gramática citada anteriormente dizem que uma oração pode ser ABSOLUTA, do mesmo modo que falam que os termos podem vir a ser representados por orações com relação a outras orações. Esta representação por orações é o que chamamos de:

Leia a charge a seguir para responder à questão: PRONOMES NA VIDA Ivan

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Leia a charge a seguir para responder à questão: PRONOMES NA VIDA Ivan Cabral. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2015. O título é uma pista importante para o entendimento de um texto. No cartum, o título “Pronomes na vida”

Leia o trecho do poema “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias: Minha

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Leia o trecho do poema “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias:
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.”

Ela saltou no meio da roda, com os braços na cintura, rebolando as

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Ela saltou no meio da roda, com os braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça, ora para a esquerda, ora para a direita, como numa sofreguidão de gozo carnal, num requebrado luxurioso que a punha ofegante; já correndo de barriga empinada; já recuando de braços estendidos, a tremer toda, como se fosse afundando num prazer grosso que nem azeite, em que se não toma pé e nunca encontra fundo. depois, como se voltasse à vida soltava um gemido prolongado, estalando os dedos no ar e vergando as pernas, descendo, subindo, sem nunca parar os quadris, e em seguida sapateava, miúdo e cerrado, freneticamente, erguendo e abaixando os braços, que dobrava, ora um, ora outro, sobre a nuca enquanto a carne lhe fervia toda, fibra por fibra, titilando. (azevedo, aluísio. o cortiço, 25. e
d. são paulo: ática, 1992, p. 72-3.) no trecho acima, há uma descrição da personagem rita baiana, dançando com agilidad
e. para representar esse movimento, o autor utiliza várias formas verbais no gerúndio. assinale a alternativa que traz a intencionalidade em usar essas formas verbais, e que tipo de implícito isso provoc

Gravidez Precoce A gravidez precoce é considerada como um problema de

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Gravidez Precoce

A gravidez precoce é considerada como um problema de saúde pública no Brasil e em outros países. No Brasil, uma em cada quatro mulheres que dão à luz nas maternidades tem menos de 20 anos de idade. Estas meninas que não são mais crianças, nem tão pouco adultas, estão em processo de transformação e, ao mesmo tempo, prestes a serem mães. O papel de criança que brinca de boneca e de mãe na vida real, confundem-se e na hora do parto é onde tudo acontece. A fantasia deixa de existir para dar lugar à realidade. É um momento muito delicado para essas adolescentes, e que gera medo, angústia, solidão e rejeição.

As adolescentes grávidas vivenciam dois tipos de problemas emocionais: um pela perda de seu corpo infantil, e outro por um corpo adolescente recém-adquirido, que está se modificando novamente pela gravidez. Estas transformações corporais rapidamente ocorridas, de um corpo em formação para o de uma mulher grávida, são vividas muitas vezes com certo espanto pelas adolescentes. Por isso é muito importante a aceitação e o apoio quanto às mudanças que estão ocorrendo, por parte do companheiro, dos familiares, dos amigos e principalmente pelos pais.

A escola muitas vezes não dispõe de estrutura adequada para acolher uma adolescente grávida. O resultado é que a menina acaba abandonando os estudos durante a gestação, ou após o nascimento da criança, trazendo consequências gravíssimas para o seu futuro profissional. Os riscos de complicações para a mãe e a criança são consideráveis quando o atendimento médico pré-natal é insatisfatório. Isto ocorre porque, normalmente, a adolescente costuma esconder a gravidez até a fase mais adiantada, impedindo uma assistência pré-natal desde o início da gestação. É muito comum também o uso de bebidas alcoólicas e cigarros o que aumenta os riscos de surgimento de problemas.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe
Fonte: Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2016.

Ao ler o texto, percebe-se a ausência de exemplos para reforçar as práticas discursivas na sustentação das intencionalidades da autora. Assinale a alternativa que apresenta a justificativa da não citação de exemplo específico.

O tópico frasal é a ideia central ou nuclear do parágrafo, ou seja, um

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O tópico frasal é a ideia central ou nuclear do parágrafo, ou seja, uma espécie de resumo do ponto a ser explorado no parágrafo que segue. Cada parágrafo tem um tópico frasal próprio, o que equivale a dizer que não se deve escrever parágrafos com mais de uma ideia nuclear. Além disso, cada ideia nuclear determina a criação de um parágrafo próprio. Normalmente, o tópico frasal é expresso em uma única frase, podendo, eventualmente, ser constituído de até duas frases curtas” (ESCRITA ACADÊMICA, 2016, p. 1).
Nesse contexto e considerando os dados apresentados, avalie as afirmações que se seguem:


I. O tópico frasal pode ser explicitado logo no início do parágrafo, garantindo maior clareza e coerência ao texto e facilitando a leitura. Nesse caso, ele se dá através de uma declaração inicial – uma afirmação ou negação que será seguida de explicação, fundamentação, exemplos, evidências etc.


II. Outra possibilidade de apresentar o tópico frasal é a partir de uma divisão, ou seja, quando o autor expõe que dado assunto se divide em X partes. Dependendo da quantidade de conteúdo dessas partes, elas podem ser incorporadas no mesmo parágrafo ou receber um parágrafo individualizado por parte da divisão.


III. Dessa forma, pode partir para outra ideia central sem se desenvolver primeiramente a ideia anterior.


IV. De qualquer modo, é fundamental ter em mente que cada tópico frasal não pode ser meramente apresentado; o mesmo precisa ser apropriadamente explorado, comentado, explicado, demonstrado pelo(a) autor(a).

Assinale o item em que não aparece pronome relativo. a) O que queres

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Assinale o item em que não aparece pronome relativo

Variações situacionais linguísticas são manifestações que ocorrem de

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Variações situacionais linguísticas são manifestações que ocorrem de acordo com o contexto ou situação em que decorre o processo comunicativo. Há momentos em que é utilizado um registro formal, mais prestigiado e culto, usado quando não há familiaridade entre os interlocutores da comunicação ou em situações que requerem maior seriedade. Há outros em que é utilizado um registro informal, usado quando há familiaridade entre os interlocutores da comunicação ou em situações descontraídas.

Fragmento adaptado em parte da matéria: Variações Linguísticas, publicada no website: Norma Culta, disponível on line em: Acesso aos 20-10-2017.
Acerca do breve texto ora apresentado, observe com atenção as afirmações que seguem e aponte dentre elas a única alternativa correta.

O Brasil recebeu de seus colonizadores a Língua Portuguesa e hoje,

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O Brasil recebeu de seus colonizadores a Língua Portuguesa e hoje, segundo o IBGE (2015) - Instituto brasileiro de Geografia e Estatística, mais de 200 milhões de brasileiros falam esse idioma, já temperado com dezenas de variedades, o que enriquece nossa língua há 512 anos (SANTANA; NEVES, 2015, p. 76). SANTANA, Jessé; NEVES, Maria. As variações linguísticas e suas implicações na prática docente. Millenium, 48, jan/jun, p. 75-93, 2015. Língua Portuguesa Fonte: . Acesso em: 11 dez. 2016. As variantes ou variedades linguísticas podem ser de diversos tipos

Leia o trecho abaixo para resolver a questão: Aos olhos

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Leia o trecho abaixo para resolver a questão: Aos olhos dos linguistas, querer impedir o outro de falar, ou querer dizer ao outro o que ele pode falar, e isso inclui não usar palavras de outras línguas, revelava uma atitude alimentada por crenças puristas e xenófobas em total desacordo com os conhecimentos advindo da (Sócio) Linguística nos últimos 40 anos, definindo que toda língua viva é aberta a influências externas, à variação, à mistura. (Assis-Peterson, 2008, p.325). (ASSIS-PETTERSON, Ana Antônia de. Como ser feliz no meio de anglicismos: processos transglóssicos e transculturais. In. MAHER, T.M. Trabalho de Linguística Aplicada, Campinas, 47(2), p. 393-407, jul./dez.2008.) Levando em consideração as informações do texto e em relação ao trabalho do professor de língua portuguesa como língua materna na contemporaneidade

( ) O professor deve discutir sobre anglicismos com o objetivo de ensinar aos alunos a necessidade de evitar o uso de palavras estrangeiras.
( ) O trabalho com a língua portuguesa deve considerar o repertório linguístico e cultural do aluno.
( ) O professor de língua portuguesa tem entre suas responsabilidades, o objetivo de desenvolver habilidades de compreensão e produção oral.
( ) O professor deve manter os métodos de ensino consagrados e insistir para que os jovens se adaptem. Assinale a alternativa que apresenta a sequência:

Leia, a seguir, o trecho de um poema, de Vinícius de Moraes: Mensagem

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Leia, a seguir, o trecho de um poema, de Vinícius de Moraes: Mensagem à Poesia Não posso Não é possível Digam-lhe que é totalmente impossível Agora não pode ser É impossível Não posso. Digam-lhe que estou tristíssimo, mas não posso ir esta noite ao seu encontro. Contem-lhe que há milhões de corpos a enterrar Muitas cidades a reerguer, muita pobreza pelo mundo. Contem-lhe que há uma criança chorando em alguma parte do mundo E as mulheres estão ficando loucas, e há legiões delas carpindo A saudade de seus homens; contem-lhe que há um vácuo Nos olhos dos párias, e sua magreza é extrema; contem-lhe Que a vergonha, a desonra, o suicídio rondam os lares, e é preciso reconquistar a vida Façam-lhe ver que é preciso eu estar alerta, voltado para todos os caminhos Pronto a socorrer, a amar, a mentir, a morrer se for preciso. Vinicius de Moraes, Antologia Poética.

As variantes ou variedades linguísticas podem ser de diversos tipos

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As variantes ou variedades linguísticas podem ser de diversos tipos

Observe o texto a seguir: "A linguística é o estudo científico da

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Observe o texto a seguir: "A linguística é o estudo científico da linguagem humana. Desde a antiguidade clássica até o início do século XIX a pesquisa linguística estava inserida em outras ciências, tais como a lógica, psicologia e filosofia, não sendo reconhecida como ciência autônoma. Em 1916 Ferdinand Saussure publica seu Curso de Linguística Geral e a linguística passa a ser estudada como ciência autônoma, tendo como objeto de estudo a langue. "
I) Os romanos antigos não se interessaram pelas línguas vizinhas, pois asconsideravam inferiores.


II) Entre os romanos, merece destaque o gramático Varrão, que, no século Ia.C., além de definir a gramática ao mesmo tempo como ciência e comoarte, também "vislumbrou" o valor da oposição de aspectos no sistema doverbo".


III) A primeira gramática de uma língua de que se tem conhecimento foi produzida em Roma, tendo a religião como maior motivação.

Observe abaixo o trecho do poema canção para não morrer, de ferreira

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Observe abaixo o trecho do poema canção para não morrer, de ferreira gullar: "quando você for embora, moça branca como a neve, me lev
e." a oração que inicia o poema "quando você for embora" é classificada como uma oração subordinada adverbial d

Sabemos que estudar gramática não se restringe

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Sabemos que estudar gramática não se restringe às atividades metalinguísticas, inúmeras críticas tecidas ao longo dos últimos anos demonstraram isso com primor. Contudo, é preciso não desprezar que a gramática se constitui um conteúdo extremamente relevante nas aulas de língua portuguesa e, por essa razão, não pode ser abandonada.
Sobre o papel da gramática no ensino da língua portuguesa, analise cada afirmação a seguir e identifique se corresponde a Verdadeiro (V) ou Falso (F):


( ) Críticas ao ensino da gramática se intensificaram no século XX e defendiam o abandono do ensino da norma padrão na escola.



( ) A tarefa do professor de língua portuguesa é ensinar os alunos a utilizarem os recursos da língua nos mais diversos contextos linguísticos.



( ) A gramática tenta fixar a língua em determinadas regras e padrões, mas a língua é viva e as transformações ocorrem inevitavelmente.



( ) Críticas ao ensino centralizado na gramática defendem o uso de textos para o ensino de regras gramaticais)

A Associação Americana de Retardo Mental (American Association

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A Associação Americana de Retardo Mental (American Association on Mental Retardation – AAMR) foi fundada em 1876, sendo considerada a sociedade interdisciplinar mais antiga para o estudo da deficiência intelectual. O primeiro manual de classificação da associação foi publicado em 1910.

I. Em 2002, a AAMR apresentou um modelo de diagnóstico da deficiência intelectual que levava em conta diversas dimensões e a consideração bioecológica da deficiência, que ficou conhecido como sistema 2002.


II. Essa classificação é inovadora e traz vantagens em comparação com as outras existentes, como a CID (Classificação Internacional de Doenças). Esse modelo ainda é pouco divulgado no Brasil.


III. Em 2010, foi publicada a 11ª edição, trazendo algumas atualizações ao sistema 2002. Essa edição também anunciou a mudança de nome da associação, passando a chamar-se Associação Americana sobre Inteligência e Deficiências do Desenvolvimento – AAIDD (American Association on Intellectual and Developmental Disabilities), seguindo a atualização do termo deficiência intelectua

As árvores sintáticas podem apresentar ramificações e barras que dizem

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As árvores sintáticas podem apresentar ramificações e barras que dizem espeito à forma como os sintagmas se organizam em uma frase. Observe a imagem abaixo e julgue as asserções a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).
árvore sintática



( ) A duplicação de um núcleo ocorre quando ele possuir mais de uma relação sintática.

( ) A presença de especificador e de complemento pode exigir a duplicação do núcleo.


( ) A presença de veros bitransitivos é um exemplo de possibilidade de duplicação do núcleo.


( ) Se o núcleo for o único constituinte do sintagma, é preciso recorrer à representação com barra (').

Considerando-se o conceito e a classificação dos adjuntos adverbiais

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Considerando-se o conceito e a classificação dos adjuntos adverbiais nas gramáticas normativas e pedagógicas, apresentam-se, a seguir, alguns exemplos de como esse fenômeno linguístico vem sendo tratado pelos gramáticos. Embora muito criticado por ser tradicionalista, radical e autoritário com relação à língua portuguesa, Napoleão Mendes de Almeida foi um dos mais significativos e atuantes gramáticos e filólogos da língua portuguesa no século XX. Segundo Almeida (1988, p. 432), "o adjunto adverbial, portanto, não é exigido pelo verbo; é um complemento acidental, e, não essencial; é, enfim, um termo acessório da oração, que modifica o verbo, o adjetivo ou o próprio advérbio. Numa palavra, adjunto adverbial é, em análise sintática, o que é o advérbio ou locução adverbial na morfologia".

Para realizarmos análises sintáticas, devemos realizar cortes nos

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Para realizarmos análises sintáticas, devemos realizar cortes nos períodos para compreendermos suas estruturas. Ao fazê-lo, buscamos entender não só o funcionamento da língua, mas também as equivalências de sentido com a gramática ou com algum trecho da língua.

(UFMG, adaptada) Quando, no período, há orações que dependem sintatica

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(UFMG, adaptada) Quando, no período, há orações que dependem sintaticamente de outras, dizemos que trata-se de um Período Composto por Subordinação.

Veja as orações abaixo:

I. Casimiro Lopes pergunta se me falta alguma coisa / oração subordinada adverbial condicional.


II. Agora eu lhe mostro com quantos paus se faz uma canoa / oração subordinada substantiva objetiva direta.


III. Tudo que possuímos vem desses cem mil réis / oração subordinada adjetiva restritiva.


IV. Via-se muito que D. Glória era alcoviteira / oração subordinada substantiva subjetiva.


V. A ideia é tão santa que não está mal no santuário / oração subordinada adverbial consecutiva.

O que priorizar: vida pessoal ou profissional? Muitas pessoas

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O que priorizar: vida pessoal ou profissional? Muitas pessoas questionam o que deve ser considerado mais importante: a vida pessoal ou a profissional? Esse é um tema que deve ser levado em consideração por todos aqueles que valorizam a carreira [...]. A resposta para isso é muito simples, mesmo que nem sempre seja fácil ou óbvio de implementar: foque primeiro em você. Isso porque, quando nos preocupamos demais conosco, tudo ao nosso redor melhora. Não adianta nada se dedicar apenas ao profissional, isso só resultaria em mais trabalho, estresse e cansaço. Ou seja, isso limita a energia, interfere no sono, e os finais de semana se tornam mais corridos. Em alguns casos, a pessoa infeliz com a vida abre mão dos hobbies e das atividades que proporcionam prazer. No livro “Mais tempo, mais dinheiro”, que escrevi em parceria com o meu sócio Gustavo Cerbasi, falamos do ciclo da sobrevivência. Determinadas pessoas se afundam em um ciclo e, com isso, acabam se enterrando no próprio problema. [...] Em outras palavras, quando focam demais na empresa, prejudicam a vida pessoal e, por consequência, não conseguem evoluir em nenhum dos aspectos da vida. Esse é o pior caminho que alguém pode escolher! Aprenda a ter mais produtividade e mais tempo, pois essa é a base para tudo. A minha sugestão é que as pessoas criem um conceito de “Mindset Produtivo”, que consiste em desenvolver um modelo mental com estratégias para ser mais produtivo. A proposta é que isso seja aplicado em qualquer área da sua vida, para ter mais energia, disposição, resultados e equilíbrio. É preciso elaborar um plano que aconteça de verdade, pois essa é a melhor forma de blindar a mente. [...] Por isso, aprenda a ser mais produtivo, foque mais em si mesmo e cuide da pessoa mais importante para o seu desenvolvimento: você! A partir do momento em que a pessoa não tem tempo para ela, não sobra tempo para mais nada. Essa é a base para criar uma mentalidade produtiva na rotina

A charge a seguir mostra duas pessoas conversando. É o primeiro dia de

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A charge a seguir mostra duas pessoas conversando. É o primeiro dia de uma empregada doméstica na residência. Leia a conversa e veja o que acontece com as personagens.

Charge da Questão

Disponível em: . Acesso em: 4 dez. 2016.

No capítulo 7, fizemos a análise interna da oração. Examinamos, aí, os

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"No capítulo 7, fizemos a análise interna da oração. Examinamos, aí, os seus termos essenciais, integrantes e acessórios; e, para tal estudo, servimo-nos sobretudo de períodos simples, isto é, de períodos constituídos de uma só oração, chamada absoluta. Incidentemente, porém, mostramos que os termos essenciais, integrantes e acessórios de uma oração podem ser representados por outra oração."
Os autores da Gramática citada anteriormente dizem que uma oração pode ser ABSOLUTA, do mesmo modo que falam que os termos podem vir a ser representados por orações com relação a outras orações.

A regência pode ser dividida entre nominal e verbal. Na língua

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A regência pode ser dividida entre nominal e verbal. Na língua portuguesa, a regência, quando respeitada, é o preenchimento adequado dos argumentos internos e externos de um verbo - ou, no caso nominal, de sua completude argumental dentro do DP.
A norma culta, por sua vez, é uma questão de domínio linguístico que deve adequação a processos como escrever uma redação para vestibular, ou mesmo para uma entrevista de emprego, mas que ela não pode ser o elemento de segregação ou preconceito linguístico, já que há várias variantes e que todas têm seus momentos de adequação de uso - inclusive a forma culta.

Leia o excerto: Com produção executiva de Tatiana Issa e Guto Barra

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Leia o excerto:
Com produção executiva de Tatiana Issa e Guto Barra, que assinam a direção de Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez, e direção também de Issa e Paula Buarque, a produção mostra como o enraizado machismo brasileiro é passado às novas gerações, como o que é hoje reconhecido como “masculinidade tóxica”, em 11 famílias brasileiras. (...) Coisa de Menino traz essas 11 histórias, bem distintas, buscando compreender não só as raízes desse problema, mas também como isso se apresenta ao longo das gerações. No primeiro episódio, por exemplo, são dois pais: um que não tolera “nada diferente”, e outro com criação difícil, mas que tenta não reproduzir os erros com os filhos.

DAMETTO, Matheus Mans. ‘Coisa de Menino’ mostra como o machismo é passado a novas gerações. O Estado de São Paulo, São Paulo, 9 maio 2023. Disponível em: https://www.estadao.com.br/cultura/series/coisa-de-menino-mostra-como-o-machismo-e-passado-a-novas-geracoes/. Acesso em: 14 maio 2023.

Considerando a tirinha apresentada, analise as afirmativas a seguir:

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Leia a tirinha:

WATERSON, Bill. O melhor do Calvin.

WATERSON, Bill. O melhor do Calvin. O Estado de São Paulo, 8 maio 2023. Tirinha. Disponível em: https://www.estadao.com.br/cultura/quadrinhos/?date=2023-5-8&limit=1. Acesso em: 14 maio 2023.

Segundo Malheiros (2012) é correto afirmar que a formação docente se

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Segundo Malheiros (2012) é

Etimologicamente a palavra epidemiologia significa: epi = sobre,

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Etimologicamente a palavra epidemiologia significa: epi = sobre, demos = povo e logos = estudo ou conhecimento, logo é a ciência que se propõe a conhecer ou estudar o que se abate sobre o povo. A epidemiologia é um dos eixos da saúde-pública que estuda o processo saúde-doença e a distribuição das doenças na sociedade ou grupos populacionais de humanos específicos.

I) A epidemiologia descreve a distribuição e magnitude de problemas relacionados à saúde em diferentes populações humanas e animais.

II) A epidemiologia levanta evidências que subsidiam o planejamento, implementação e avaliação de ações de controle e tratamento para as doenças.

III) A epidemiologia fornece dados sobre as formas de transmissão, aparecimento da doença e padrões de distribuição geográfica para formulação de medidas de enfrentamento.

Ao analisarmos a oração "Se a potência é o solo, a ameaça é a mudança

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Ao analisarmos a oração "Se a potência é o solo, a ameaça é a mudança climática.", como se classifica a função sintática da expressão "a potência”?

No texto, é possível ler um discurso direto do pesquisador André Diz

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No texto, é possível ler um discurso direto do pesquisador André Diz em defesa da vantagem competitiva do agronegócio brasileiro, qual é a causa que embasa esse posicionamento do pesquisador?

Tamanho do agronegócio na economia brasileira ajuda a explicar desempenho do PIB
Por Jornal Nacional, 05/12/2023 21h15
Com a supersafra do começo de 2023, a agropecuária carregou um crescimento de 12,5% no primeiro trimestre. Nos três
meses seguintes, ainda houve espaço para mais 0,5% de alta.
No interior do país, o produtor rural segue o tempo da terra, que só em setembro desperta para o plantio. E a plantação
cresce sem saber que dá ritmo à atividade econômica. Na cidade grande, uma massa de trabalhadores diminuiu o passo.
Negócios estacionaram e comerciantes empataram as contas no terceiro trimestre do ano.
Pode-se observar que com a supersafra do começo de 2023, a agropecuária carregou um crescimento de 12,5% no
primeiro trimestre. Nos três meses seguintes, ainda houve espaço para mais 0,5% de alta. Com a entresafra, o setor tinha
pouco a entregar: queda de 3,3% no terceiro trimestre.
Existe um grande mercado no Brasil - com representantes da indústria e dos serviços - que vive do dinamismo e dos frutos
da agropecuária. É o chamado agronegócio, que passou de 18,6% a 24,3% do Produto Interno Bruto nos últimos dez anos.
É por isso que quando é época de entressafra no campo, a economia também colhe pouco resultado. Ser forte na
produção de alimentos é uma vantagem competitiva, mas não colocar todos os ovos na mesma cesta, seria ainda melhor
na máxima dos economistas.
“É importante a gente pensar que essa vantagem competitiva foi construída ao longo do tempo com pesquisa agrícola, com
todo setor de inovação ali de sementes, plantio, técnicas agronômicas. Então, muito mais uma história de sucesso, uma
construção e fortalecimento de uma vantagem competitiva que os outros setores não conseguiram construir. Isso que
reflete esse diferencial de competitividade”, afirma André Diz, pesquisador da FGV Agro.
Se a potência é o solo, a ameaça é a mudança climática. “Na Argentina, o efeito climático foi catastrófico esse ano e esse
é um risco crescente para o Brasil. O Brasil precisa entrar, como está entrando, com força nessa discussão de mudança
climática até por ameaça ao seu próprio negócio, porque as mudanças climáticas representam um risco considerável para
o agronegócio brasileiro”, diz Paulo Gala, economista-chefe do Banco Master.
Um desafio desse tamanho, o produtor rural não vence sozinho. “A parte da gente, a gente tem que fazer o mais assertivo
possível e bem feito. Só que o clima a gente não controla”, diz o produtor rural Sidney Flach.

Qual é a relação sintática estabelecida pela conjunção "Se" na frase

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Qual é a relação sintática estabelecida pela conjunção "Se" na frase "Se a potência é o solo, a ameaça é a mudança climática."?

Observa-se uma retomada pronominal na seguinte passagem do texto: "Um

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Observa-se uma retomada pronominal na seguinte passagem do texto: "Um desafio desse tamanho, o produtor rural não vence sozinho.". Assinale a alternativa que melhor apresenta a função dessa retomada feita pelo autor.

Considerando o uso de pronomes para a progressão textual, na oração

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Considerando o uso de pronomes para a progressão textual, na oração "É por isso que quando é época de entressafra no
campo, a economia também colhe pouco resultado.", a que termo o pronome "isso" se refere?

Quanto à funcionalidade discursiva, o trecho "No interior do país

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Quanto à funcionalidade discursiva, o trecho "No interior do país, o produtor rural segue o tempo da terra, que só em
setembro desperta para o plantio" pode ser classificado como:

De acordo com o texto, qual é a relação entre a atividade econômica na

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De acordo com o texto, qual é a relação entre a atividade econômica na cidade e a temporada agrícola no interior do país?

Tamanho do agronegócio na economia brasileira ajuda a explicar desempenho do PIB
Por Jornal Nacional, 05/12/2023 21h15
Com a supersafra do começo de 2023, a agropecuária carregou um crescimento de 12,5% no primeiro trimestre. Nos três
meses seguintes, ainda houve espaço para mais 0,5% de alta.
No interior do país, o produtor rural segue o tempo da terra, que só em setembro desperta para o plantio. E a plantação
cresce sem saber que dá ritmo à atividade econômica. Na cidade grande, uma massa de trabalhadores diminuiu o passo.
Negócios estacionaram e comerciantes empataram as contas no terceiro trimestre do ano.
Pode-se observar que com a supersafra do começo de 2023, a agropecuária carregou um crescimento de 12,5% no
primeiro trimestre. Nos três meses seguintes, ainda houve espaço para mais 0,5% de alta. Com a entresafra, o setor tinha
pouco a entregar: queda de 3,3% no terceiro trimestre.
Existe um grande mercado no Brasil - com representantes da indústria e dos serviços - que vive do dinamismo e dos frutos
da agropecuária. É o chamado agronegócio, que passou de 18,6% a 24,3% do Produto Interno Bruto nos últimos dez anos.
É por isso que quando é época de entressafra no campo, a economia também colhe pouco resultado. Ser forte na
produção de alimentos é uma vantagem competitiva, mas não colocar todos os ovos na mesma cesta, seria ainda melhor
na máxima dos economistas.
“É importante a gente pensar que essa vantagem competitiva foi construída ao longo do tempo com pesquisa agrícola, com
todo setor de inovação ali de sementes, plantio, técnicas agronômicas. Então, muito mais uma história de sucesso, uma
construção e fortalecimento de uma vantagem competitiva que os outros setores não conseguiram construir. Isso que
reflete esse diferencial de competitividade”, afirma André Diz, pesquisador da FGV Agro.
Se a potência é o solo, a ameaça é a mudança climática. “Na Argentina, o efeito climático foi catastrófico esse ano e esse
é um risco crescente para o Brasil. O Brasil precisa entrar, como está entrando, com força nessa discussão de mudança
climática até por ameaça ao seu próprio negócio, porque as mudanças climáticas representam um risco considerável para
o agronegócio brasileiro”, diz Paulo Gala, economista-chefe do Banco Master.
Um desafio desse tamanho, o produtor rural não vence sozinho. “A parte da gente, a gente tem que fazer o mais assertivo
possível e bem feito. Só que o clima a gente não controla”, diz o produtor rural Sidney Flach.

O texto apresenta uma reportagem sobre o desempenho do agronegócio em

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O texto apresenta uma reportagem sobre o desempenho do agronegócio em 2023. Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa que corretamente explicita o impacto da entressafra no setor agropecuário.

Tamanho do agronegócio na economia brasileira ajuda a explicar desempenho do PIB

Por Jornal Nacional, 05/12/2023 21h15

Com a supersafra do começo de 2023, a agropecuária carregou um crescimento de 12,5% no primeiro trimestre. Nos três
meses seguintes, ainda houve espaço para mais 0,5% de alta.
No interior do país, o produtor rural segue o tempo da terra, que só em setembro desperta para o plantio. E a plantação
cresce sem saber que dá ritmo à atividade econômica. Na cidade grande, uma massa de trabalhadores diminuiu o passo.
Negócios estacionaram e comerciantes empataram as contas no terceiro trimestre do ano.
Pode-se observar que com a supersafra do começo de 2023, a agropecuária carregou um crescimento de 12,5% no
primeiro trimestre. Nos três meses seguintes, ainda houve espaço para mais 0,5% de alta. Com a entresafra, o setor tinha
pouco a entregar: queda de 3,3% no terceiro trimestre.
Existe um grande mercado no Brasil - com representantes da indústria e dos serviços - que vive do dinamismo e dos frutos
da agropecuária. É o chamado agronegócio, que passou de 18,6% a 24,3% do Produto Interno Bruto nos últimos dez anos.
É por isso que quando é época de entressafra no campo, a economia também colhe pouco resultado. Ser forte na
produção de alimentos é uma vantagem competitiva, mas não colocar todos os ovos na mesma cesta, seria ainda melhor
na máxima dos economistas.
“É importante a gente pensar que essa vantagem competitiva foi construída ao longo do tempo com pesquisa agrícola, com
todo setor de inovação ali de sementes, plantio, técnicas agronômicas. Então, muito mais uma história de sucesso, uma
construção e fortalecimento de uma vantagem competitiva que os outros setores não conseguiram construir. Isso que
reflete esse diferencial de competitividade”, afirma André Diz, pesquisador da FGV Agro.
Se a potência é o solo, a ameaça é a mudança climática. “Na Argentina, o efeito climático foi catastrófico esse ano e esse
é um risco crescente para o Brasil. O Brasil precisa entrar, como está entrando, com força nessa discussão de mudança
climática até por ameaça ao seu próprio negócio, porque as mudanças climáticas representam um risco considerável para
o agronegócio brasileiro”, diz Paulo Gala, economista-chefe do Banco Master.
Um desafio desse tamanho, o produtor rural não vence sozinho. “A parte da gente, a gente tem que fazer o mais assertivo
possível e bem feito. Só que o clima a gente não controla”, diz o produtor rural Sidney Flach.

O segredo dos corpos CSI, Dexter, O silêncio dos inocentes, True

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O segredo dos corpos

CSI, Dexter, O silêncio dos inocentes, True detective. A medicina forense tem sido uma fonte constante de inspiração para grandes narrativas policiais. Uma tradição que remonta às primeiras histórias de Sherlock Holmes no século XIX. Mas será que a arte imita mesmo a vida — ou, nesse caso, a morte? O que realmente acontece em uma autópsia? Você não precisa mais morrer de curiosidade. Ler O segredo dos corpos, do Dr. Vincent Di Maio, é como estar dentro do necrotério, participando de uma verdadeira aula a respeito de patologia criminal. Sem o inconveniente cheiro do formol.

Disponível em: . Acesso em: 4 maio 2024, com adaptações.

A polícia científica de Goiás O embrião da Superintendência de

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A polícia científica de Goiás

O embrião da Superintendência de Polícia Técnico-Científica foram os Gabinetes Médico-Legal e de Identificação, criados pelo Decreto-Lei no 234, de 6 de dezembro de 1944, no governo de João Teixeira Álvares Júnior, interventor federal no estado de Goiás, o qual cria a Secretaria de Estado do Interior, Justiça e Segurança Pública.

Disponível em: . Acesso em: 4 maio 2024, com adaptações.

Um médico legista na literatura brasileira Afrânio Peixoto (1876

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Um médico legista na literatura brasileira

Afrânio Peixoto (1876-1947) foi um escritor, médico legista e professor brasileiro. Importante romancista, ensaísta e historiador literário, foi eleito para a cadeira nº 7 da Academia Brasileira de Letras. Em 1897, com 21 anos de idade, formou-se em medicina na Universidade de Salvador. Sua tese intitulada Epilepsia e Crime chamou a atenção de parte da sociedade médica do País e do exterior.


FRAZÃO, Dilva. Disponível em: . Acesso em: 5 maio 2024, com adaptações.

Muitos psicopatas não são criminosos Nem todas as pessoas com

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Muitos psicopatas não são criminosos

Nem todas as pessoas com transtorno de personalidade antissocial são criminosas, embora exista uma forte correlação desse grupo com o comportamento criminal. Em razão da impulsividade, da falta de remorso e de outras características, elas têm maior probabilidade de envolvimento em atividades criminosas. No entanto, muitos criminosos não são psicopatas e muitos psicopatas não são criminosos.


BENEVIDES, Lucas. Disponível em: . Acesso em: 4 maio 2024, com adaptações.

Sala Lilás nas unidades da Polícia Técnico-Científica de Goiás A Sala

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Sala Lilás nas unidades da Polícia Técnico-Científica de Goiás


A Sala Lilás é um espaço destinado a garantir atendimento de forma qualitativa a todas as mulheres e crianças vítimas de violência e a evitar a revitimização. O atendimento é feito por equipe de profissionais especializados, em um ambiente mais acolhedor, com mais privacidade e com recepção separada da geral do Instituto Médico Legal (IML), onde são recebidas as vítimas para realizar os exames de corpo de delito.


ALVES, Hosana. Disponível em: . Acesso em: 6 maio 2024, com adaptações.

Necrológio dos Desiludidos do Amor Os médicos estão fazendo

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Necrológio dos Desiludidos do Amor

Os médicos estão fazendo a autópsia dos desiludidos que se mataram. Que grandes corações eles possuíam.
Vísceras imensas, tripas sentimentais e um estômago cheio de poesia…


ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia poética. Rio de Janeiro: Record, 2022, (fragmento) com adaptações.

Imagine você deitado em uma máquina que monitora seu cérebro. Aí você

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Imagine você deitado em uma máquina que monitora seu cérebro. Aí você pensa para si mesmo “eu preciso tirar minha carteira de motorista”. Ao lado um computador que processa a atividade que ocorre em seu cérebro, submete a imagem da atividade cerebral a um decodificador, e na tela aparece a frase “eu ainda não aprendi a dirigir”. O que aparece na tela não é exatamente o que você pensou, mas é muito parecido. Esse é o tipo de resultado obtido com o melhor sistema de leitura de mente já produzido. Não é perfeito, mas é impressionante. Vale a pena entender como esse sistema funciona e suas implicações na privacidade do pensamento humano.


Analise as orações:


Ao lado um computador / que processa a atividade / que ocorre em seu cérebro (...)



Avalie as seguintes asserções sobre as orações destacadas e a relação proposta entre elas.


I. A ocorrência do pronome relativo "que" introduz as orações subordinadas adjetivas.

PORQUE

II. O pronome relativo tem o mesmo antecedente nas duas ocorrências.

Um dos frequentes problemas de articulação de informações

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Um dos frequentes problemas de articulação de informações em um período composto é o repetido uso da mesma estrutura. No exemplo a seguir, a pessoa repetiu quatro vezes a palavra "que" sendo que os três últimos usos é na mesma função de pronome relativo:

Muitos candidatos do ENEM revelaram QUE desconheciam totalmente a matéria QUE constava dos programas QUE foram organizados pela banca QUE os examinava.


Baseando-se no período analisado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.


I. A solução para corrigir a articulação do período analisado seria manter o primeiro "que" na função de conjunção integrante e transformar as orações seguintes. Aplicando as sugestões, teremos a seguinte possibilidade: "Muitos candidatos do ENEM revelaram que desconheciam totalmente a matéria constante dos programas organizados pela banca examinadora.

PORQUE

II. As palavras destacadas em negrito são adjetivos que substituem as orações subordinadas adjetivas.

Leia o excerto: "(...) não se distinguem hierarquicamente umas das

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Leia o excerto:

"(...) não se distinguem hierarquicamente umas das outras. Sua união as coloca lado a lado e o nexo que se estabelece entre elas é semântico, podendo ser mediado por uma conjunção ou simplesmente pela sua justaposição (...)."

Desconhecendo-se a natureza impessoal dos verbos haver e fazer

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Desconhecendo-se a natureza impessoal dos verbos haver e fazer, é comum aparecerem erradamente na 3ª pessoal do plural, quando seguidos de substantivo no plural. Isto acontece, porque o falante toma tais plurais como sujeito, quando, na realidade, não o são: verbo impessoal não tem sujeito.

Observe os verbos que formam os seguintes enunciados: I. Eu estava

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Observe os verbos que formam os seguintes enunciados:

I. Eu estava em casa.
II. Ele está bem agora.


O verbo "estar" pode configurar diferentes estruturas argumentais, a depender do contexto de uso.

As abordagens formalista e funcionalista, apesar de olhar de maneira

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As abordagens formalista e funcionalista, apesar de olhar de maneira distinta para os fenômenos sociais e da linguagem, não devem ser excludentes, mas complementares. Nas palavras de Castro (2018, p. 11), "as duas correntes teóricas não estudam objetos diferentes, mas apenas escolhem aspectos ou fenômenos diferentes do mesmo objeto".

Kenedy e Othero (2015) catalogaram onze abordagens possíveis para

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Kenedy e Othero (2015) catalogaram onze abordagens possíveis para os estudos sintáticos. Ainda que não seja viável saber profundamente sobre cada um deles, é importante termos uma ideia da ocupação de cada área em termos de análises.

Utilizando um sistema arbóreo, podemos decompor orações para

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Utilizando um sistema arbóreo, podemos decompor orações para analisá-las. Considere a frase abaixo:

Alguns estudantes tiveram aprovação no teste.

Identifique na frase abaixo retirada do relatório a oração principal

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Identifique na frase abaixo retirada do relatório a oração principal e a subordinada.
"A efetivação dessa atividade possibilitou que os alunos associassem a teoria discutida em sala de aula com a vivência de variados equipamentos de lazer e transportes turísticos."

Considere as sentenças: I – Amazonas, o maior estado brasileiro

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Considere as sentenças:

I – Amazonas, o maior estado brasileiro, possui um dos maiores mananciais de água do mundo.
II – O cavalo, que chegou por último, venceu a corrida passada.
III – São Paulo, que é a cidade mais populosa do país, tem vários atrativos culturais.

A argumentação apoia-se em dois elementos principais: a consistência

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A argumentação apoia-se em dois elementos principais: a consistência do raciocínio - que diz respeito à explicação e explanação da ideia - e a evidência das provas, que pode se manifestar de diversas maneiras, sendo mais comum o uso de fatos, exemplos, dados estatísticos e testemunhos.

A partir do contexto, julgue verdadeiro ou falso.

( ) Os fatos formam o elemento mais importante da argumentação, pois eles provam e convencem.
( ) Os exemplos são fatos típicos ou representativos de determinada situação.
( ) Os dados estatísticos são também fatos, porém são específicos e têm grande valor de convicção.

Observe as afirmações abaixo: Eu lhe dou a comida, já estamos

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Observe as afirmações abaixo:
Eu lhe dou a comida, já estamos atrasados.
Me dá a tolha, eu lhe enxugo.
Fique na cama, você não tem mesmo nada para fazer.
Que tal se levantar? Vamos passear um pouco.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas na frase:

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Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas na frase: "___ noite, fui ___ pé ___ biblioteca."

Assinalar a alternativa em que todas as palavras são substantivos

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Assinalar a alternativa em que todas as palavras são substantivos concretos:

Analise os períodos a seguir extraídos do Texto: I. “Já a outra

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Analise os períodos a seguir extraídos do Texto:


I. “Já a outra amiga defendia o seu direito de postar o que quisesse, e de julgar ela mesma o que era descompostura¹...”.

II. “Naquela época, nem em meus devaneios mais premonitórios² poderia supor que o conceito de privacidade³...”.

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