Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
As três concepções de Linguagem estudadas são: a linguagem como
As três concepções de Linguagem estudadas são: a linguagem como expressão do pensamento; a linguagem como instrumento de comunicação e a linguagem como interação. Elas apresentam-se como formas diferentes de entender a natureza da linguagem e seu papel na comunicação e na interação humana.
Com base nas informações apresentadas, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.
( ) A linguagem é um instrumento de comunicação, e a língua, um sistema de regras e convenções fechado, uma estrutura concreta que pode ser analisada internamente, tal como o Estruturalismo define.
( ) A linguagem como forma de interação passa a ser difundida a partir das ideias de Vygotsky, quando possibilita um contato com o mundo, e de Bakhtin, que considera um olhar dialógico sobre a linguagem.
( ) A linguagem como instrumento de comunicação é influenciada pelas circunstâncias, e a comunicação efetiva requer que os falantes entendam as nuances culturais e sociais da linguagem para se comunicarem efetivamente.
( ) A linguagem como expressão do pensamento, tem ênfase no psiquismo individual e defende que a escola deve “ensinar a falar" e a escrita é relegada a um segundo plano. O enfoque é na gramática normativa/prescritiva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A)F - V - V - F.
B)V - F - F - V.
C)F - F - V - F.
D)V - F - V - V.
E)V - V - F - V.
Solução
Alternativa correta: E)V - V - F - V. De acordo com o gabarito AVA.
Primeiro, a afirmativa sobre a linguagem como instrumento de comunicação estar relacionada à definição estruturalista está correta. O Estruturalismo considera a língua como um sistema de regras e convenções, funcionando como um sistema fechado no qual seus elementos interagem, mas sem se alterar facilmente. A linguagem é vista aqui como um meio de comunicação com regras específicas que precisam ser analisadas internamente.
A segunda afirmativa sobre a linguagem como forma de interação também é verdadeira. Vygotsky e Bakhtin, respectivamente, abordam a linguagem como um instrumento para a construção do conhecimento através da interação social. Vygotsky enfatiza o papel da linguagem no desenvolvimento do pensamento, enquanto Bakhtin defende a ideia de que a linguagem é essencialmente dialógica, construída e reconstruída nas interações humanas.
Por fim, a afirmação sobre a linguagem como expressão do pensamento sendo enfatizada no psiquismo individual, com foco no ensino da fala e relegando a escrita ao segundo plano, está incorreta. Embora o enfoque possa ser no desenvolvimento do pensamento, a escrita não é de forma alguma menos importante no processo educacional. Além disso, a gramática normativa tem um papel importante, mas não é a única questão a ser abordada. Essa visão reducionista da linguagem não é representativa da concepção mais ampla do desenvolvimento da linguagem e do pensamento.
Assuntos: Linguística, Psicologia, Educação
Vídeo Sugerido: YouTube