Disciplina: Direito Tributário 0 Curtidas
Com relação ao imposto sobre operações relativas à - CESGRANRIO 2015
Com relação ao imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação
é lícito afirmar que ele é um imposto de competência do
-
Estado, do Distrito Federal e do Munícipio para operações ou prestações que se iniciem no território nacional.
-
Estado e do Distrito Federal, ainda que as operações ou prestações se iniciem no exterior.
-
Estado e do Munícipio para operações ou prestações que se iniciem no território nacional.
-
Estado e da União, ainda que as operações ou prestações se iniciem no exterior
-
Estado, da União e do Município para as operações ou prestações que iniciem no território nacional.
Solução
Alternativa Correta: B) Estado e do Distrito Federal, ainda que as operações ou prestações se iniciem no exterior.
A alternativa correta é B) Estado e do Distrito Federal, ainda que as operações ou prestações se iniciem no exterior, pois o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é de competência dos Estados e do Distrito Federal, conforme a Constituição Federal. O ICMS incide sobre a circulação de mercadorias e sobre a prestação de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação, independentemente de onde as operações ou prestações se iniciem, seja no território nacional ou no exterior.
O imposto é devido nas operações de circulação de mercadorias, mas, em casos específicos, também se aplica às operações de importação de mercadorias e serviços, abrangendo transações que envolvem o exterior. Mesmo quando a operação ou prestação se iniciar fora do Brasil, a competência do ICMS é atribuída aos Estados e Distrito Federal que regulam essas transações através do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ).
As demais alternativas estão incorretas, pois confundem a competência tributária do ICMS com a de outros tributos, como o ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), que é de competência municipal, ou a atribuição da União, que não possui competência para instituir esse imposto. Portanto, a resposta correta é B, já que o ICMS é de competência dos Estados e do Distrito Federal, abrangendo operações que podem envolver o exterior.
Banca Examinadora: CESGRANRIO
Ano da Prova: 2015
Assuntos: Competência Tributária
Vídeo Sugerido: YouTube