Disciplina: Administração Geral 0 Curtidas
Uma empresa está revisando suas práticas de - CESGRANRIO 2024
Uma empresa está revisando suas práticas de definição de metas utilizando a metodologia de Objectives and Key Results (OKR). Durante um workshop, os gestores aprenderam sobre diferentes tipos de Resultados-Chave (Key Results) e como eles podem ser aplicados para medir o progresso de maneira eficaz e abrangente.
Considerando-se os Resultados-Chave utilizados na metodologia de OKR, aqueles do tipo
-
baseline (referência) são metas aspiracionais que a empresa espera alcançar, indicadas como um índice ou taxa diretriz de crescimento ou decréscimo.
-
health (bem-estar) estabelecem uma faixa mínima aceitável de desempenho, que descreve adequadamente valores aceitáveis de um Resultado-Chave.
-
milestone (marcos) indicam quantitativamente progressos importantes ou realizações significativas ao longo do caminho para atingir um objetivo maior.
-
negative (negativo) empregam palavras como crescimento, aumento e construção, com vistas a evitar comportamentos de fronteira.
-
positive (positivo) e threshold (limite) são usados de forma intercambiável, pois ambos medem o progresso em direção aos objetivos sem distinção clara.
Solução
Alternativa Correta: C) milestone (marcos) indicam quantitativamente progressos importantes ou realizações significativas ao longo do caminho para atingir um objetivo maior.
A alternativa correta é a C) milestone (marcos), porque, dentro da metodologia OKR (Objectives and Key Results), esse tipo de Resultado-Chave é usado para indicar realizações importantes ou etapas específicas e mensuráveis no caminho para alcançar um objetivo maior. Marcos são utilizados para medir progresso com base em eventos concluídos (por exemplo, “lançar a nova versão do produto” ou “finalizar a contratação da equipe de vendas”), o que os torna ideais para acompanhar iniciativas mais qualitativas ou estratégicas.
Diferente de métricas contínuas (como crescimento percentual ou redução de custos), os marcos são binários — ou seja, são alcançados ou não. Por isso, eles ajudam a dar clareza sobre o avanço de tarefas complexas que não podem ser mensuradas apenas por números. Esse tipo de Resultado-Chave é muito útil quando se quer medir progresso baseado em entregas concretas, e não apenas em indicadores de desempenho.
As demais alternativas apresentam definições incorretas ou confusas. A A) baseline não são metas aspiracionais, mas sim pontos de referência usados para comparar progresso. B) health refere-se a indicadores de manutenção de desempenho, mas não necessariamente descrevem Resultados-Chave de forma ideal. A D) negative está equivocada no uso do termo, pois palavras como "crescimento" e "aumento" são associadas a Resultados-Chave positivos. Já a E) erra ao afirmar que “positive” e “threshold” são intercambiáveis, pois cada um tem papel distinto na definição de metas.
Banca Examinadora: CESGRANRIO
Ano da Prova: 2024
Assuntos: Gestão Estratégica
Vídeo Sugerido: YouTube