Disciplina: Administração Geral 0 Curtidas
As empresas de diferentes portes se utilizam de - CESGRANRIO 2015
As empresas de diferentes portes se utilizam de sistemas de informações gerenciais (SIG), com o objetivo de melhorar a qualidade de suas decisões.
Um SIG é um(a)
-
sistema que tem como objetivo gerar informações para a resolução dos problemas organizacionais e a preparação da empresa para aumentar a sua competitividade no mercado.
-
sistema operacional que tem como objetivo centralizar as informações no nível institucional da organização.
-
sistema formado pelas informações do mercado e aquelas de natureza comercial da empresa, visando a decisões que assegurem a variabilidade da eficiência da empresa.
-
ferramenta gerencial, com base na tecnologia da informação, que permite a empresa controlar as variáveis do mercado no seu processo decisório.
-
plataforma tecnológica que propicia a extração de relatórios para acompanhar o processo produtivo e as vendas da empresa.
Solução
Alternativa Correta: A) sistema que tem como objetivo gerar informações para a resolução dos problemas organizacionais e a preparação da empresa para aumentar a sua competitividade no mercado.
A alternativa correta é A) sistema que tem como objetivo gerar informações para a resolução dos problemas organizacionais e a preparação da empresa para aumentar a sua competitividade no mercado. Um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) é, de fato, projetado para coletar, processar e fornecer informações relevantes para a tomada de decisões estratégicas. Ao gerar dados precisos e oportunos, o SIG auxilia os gestores a entender melhor o funcionamento da organização e as condições do mercado, o que permite uma resposta mais ágil e eficaz às demandas e mudanças do ambiente competitivo.
O SIG é crucial para a resolução de problemas organizacionais, pois fornece uma base sólida de informações que podem ser analisadas para identificar áreas de melhoria, otimizar processos e aumentar a eficiência. Além disso, ele contribui diretamente para o planejamento e a execução de estratégias que aumentam a competitividade da empresa. A análise de dados fornecida por um SIG permite que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças do mercado e ajustem suas operações conforme necessário.
As alternativas B, C, D e E descrevem aspectos limitados ou imprecisos sobre o SIG. B e E falam sobre o controle e a centralização das informações, mas não destacam o papel central do SIG na resolução de problemas e na competitividade. C limita a descrição às informações de mercado e natureza comercial, sem abordar o escopo completo do sistema. D sugere um controle das variáveis do mercado, mas não deixa claro que o SIG também é uma ferramenta de suporte à decisão estratégica, não apenas um meio de controle.
Banca Examinadora: CESGRANRIO
Ano da Prova: 2015
Assuntos: Gestão Estratégica
Vídeo Sugerido: YouTube