Disciplina: História 0 Curtidas
“Tratamento na Áustria busca recuperar pessoas que espalham ódio na i
“Tratamento na Áustria busca recuperar pessoas que espalham ódio na internet. Vereador de extrema-direita do país teve de fazer seis meses de terapia por ordem da Justiça [...]. Respondendo a um anúncio que mostrava um homem branco e outro não branco segurando um bebê, Weber fez comentários homofóbicos e racistas, descrevendo a imagem como “sujeira” e usando uma palavra depreciativa para “negro”. Depois ele pediu desculpas e ofereceu sua renúncia, que não foi aceita pelo partido. Agora um tribunal austríaco enviou Weber para um programa de aconselhamento de seis meses que lhe ensinará como se comportar na internet. As autoridades também vão examinar as possíveis origens das ideias racistas e homofóbicas de Weber — e a menos que ele demonstre arrependimento e melhora, poderão reenviá-lo à Justiça. [...]” (NOACK, 2018, [s.p.]).
Solução
Alternativa correta: Termos como "tratamento , buscar recuperar pessoas", "arrependimento e melhoras . De acordo com o gabarito AVA.
O trecho aborda um caso na Áustria, onde um vereador de extrema-direita, após fazer declarações racistas e homofóbicas na internet, foi sentenciado a participar de um programa de aconselhamento psicológico de seis meses. A medida foi determinada pelo tribunal como parte de uma tentativa de recuperação e de mudança de comportamento, visando que o vereador compreenda as consequências de suas ações e aprenda a se comportar de maneira respeitosa nas plataformas digitais.
Ciências
Esse tipo de abordagem, que busca lidar com discursos de ódio e preconceito por meio de intervenções educacionais e terapêuticas, é um exemplo de como alguns países estão tratando o problema de discursos de ódio online. A medida vai além de uma punição tradicional, como a prisão, e tenta atacar as raízes do comportamento discriminatório, analisando suas possíveis origens e promovendo a reflexão e o arrependimento.
A ideia é que, caso o vereador não mostre sinais de arrependimento ou mudança, ele poderá ser reenviado à Justiça para que outras medidas mais rigorosas sejam tomadas. Esse caso levanta questões sobre como os sistemas legais podem lidar com a liberdade de expressão e, ao mesmo tempo, coibir práticas que incitam o ódio e a discriminação nas redes sociais, um problema crescente no mundo contemporâneo.
Assuntos: Direito , Ciências , Psicologia
Vídeo Sugerido: YouTube