Disciplina: História 0 Curtidas

Desde que a Grã-Bretanha tomou posse das Ilhas Malvinas ou Falklands

Atualizado em 30/06/2024

Desde que a Grã-Bretanha tomou posse das Ilhas Malvinas ou Falklands, em 1833, ao expulsar a base naval argentina ali instalada, a Argentina passou a reivindicar a devolução desse território insular. Os próprios britânicos questionavam, a princípio, os títulos jurídicos que lhes embasavam a possessão do arquipélago: as investidas inglesas na América do Sul se repetiram depois do fim das guerras napoleônicas (em 1815), chegando até as Malvinas em 1833. O duque de Wellington, vencedor de Napoleão em Waterloo, porém, havia escrito:

“Revi os papéis concernentes às ilhas Falkland. De nenhum modo me fica claro que tenhamos algum dia possuído soberania sobre essas ilhas”. A soberania sobre as ilhas foi causa de um enfrentamento armado entre os dois países em 1982, a Guerra das Malvinas.”

(Disponível em: https://funag.gov.br/loja. Acesso em: fevereiro de 2024.)

Nos dias atuais, as Ilhas Malvinas:

a) Pertencem à Argentina, que ficou como proprietária da ilha, pois conseguiu o apoio internacional de vários países.
b) Está sob a tutoria da ONU que impõe uma ação, visando constranger tentativas de levante e dividir a posse da ilha entre os dois países.
c) Como um território britânico têm governo próprio e o Reino Unido assume a responsabilidade pela sua defesa e relações internacionais.
d) São consideradas território neutro, pois os habitantes afirmam que desejam continuar morando nas ilhas sem influência inglesa ou argentina.


Solução

Faça login para continuar vendo as resoluções

Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!

Entrar
Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora