Disciplina: História 0 Curtidas

As métricas de desempenho das produçõe

Atualizado em 29/04/2025

As métricas de desempenho das produções científicas se tornaram muito importantes para acompanhar a progressão e produtividade de pesquisadores e universidades, além de monitorar o impacto de suas pesquisas. O uso de indicadores e métricas de produção científica tornou-se prática tradicional na avaliação da pesquisa científica, juntamente com ferramentas analíticas de produção científica. Analise a tabela de associação a seguir. I- Incites 1 - é uma ferramenta de análise que tem como base o Scopus e o Science Direct. II- SciVal 2 - é uma ferramenta de mineração e análise de dados que realiza análises bibliométricas bastando que se tenha a base de dados. III- VantagePoint 3 - é uma plataforma online de avaliação de citações e tem como base de dados o Web of Science.

Assinale a alternativa que representa a associação correta entre as colunas. Escolha uma:

A). I-1; II-3; III-2.
B)I-3; II-1; III-2.
C) I-2; II- 3; III-1.
D) I-1; II-2; III-3.
E) I-2; II-1; III-3


Solução

Alternativa correta: B)I-3; II-1; III-2. De acordo com o gabarito AVA.


I – Incites → 3: O InCites é uma plataforma de análise de citações baseada na base de dados Web of Science. Permite avaliação da produção científica, desempenho de instituições e pesquisadores, e análise de impacto.



II – SciVal → 1: O SciVal é uma ferramenta analítica da Elsevier baseada nas bases Scopus e Science Direct, que permite análises estratégicas de desempenho de pesquisa em diversos níveis (instituições, países, autores).



III – VantagePoint → 2: O VantagePoint é uma ferramenta de mineração e análise de dados que realiza análises bibliométricas a partir de diferentes bases de dados (não está limitada a uma base específica, como Scopus ou Web of Science).

Assuntos: Metodologia , Bibliometria , Gestão

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora