Disciplina: Direito Administrativo 0 Curtidas

A Lei Geral de Licitações e Contratos (Lei nº 8.666 - CESGRANRIO 2016

Atualizado em 27/04/2025

A Lei Geral de Licitações e Contratos (Lei nº 8.666/1993) possui um rol bastante extenso de normas que conduzem a atuação do gestor público.

No caso de acompanhamento da execução do contrato, nos termos da referida Lei, deve o contratado, durante o período de duração de obra,

  1. visitar mensalmente o local onde as obras estão sendo realizadas.

  2. realizar reuniões diárias na obra com representantes da Administração.

  3. manter preposto na obra, que seja aceito pela administração.

  4. apresentar responsável contábil no local da obra.

  5. contratar pessoas da comunidade local para a execução de serviços para a obra.


Solução

Alternativa Correta: C) manter preposto na obra, que seja aceito pela administração.

A resposta correta é a alternativa C) manter preposto na obra, que seja aceito pela administração. De acordo com a Lei nº 8.666/1993, que regula as licitações e contratos no Brasil, é responsabilidade do contratado manter um preposto (ou representante) na obra para garantir que a execução esteja conforme as condições acordadas no contrato. Esse preposto deve ser uma pessoa autorizada a agir em nome da empresa contratada, e a sua presença é fundamental para supervisionar o andamento dos trabalhos e garantir que as exigências legais e contratuais sejam cumpridas.

A alternativa A) visitar mensalmente o local onde as obras estão sendo realizadas não está correta porque a Lei exige uma supervisão mais constante do que uma simples visita mensal. Já a alternativa B) realizar reuniões diárias na obra com representantes da Administração também não corresponde ao exigido, uma vez que a Lei não especifica uma frequência diária para reuniões. A alternativa D) apresentar responsável contábil no local da obra não é uma exigência da Lei, pois a responsabilidade contábil está relacionada ao acompanhamento financeiro da obra, mas não à presença física constante de um responsável no local.

A alternativa E) contratar pessoas da comunidade local para a execução de serviços para a obra não é uma exigência legal direta da Lei nº 8.666/1993, embora em alguns casos, como em obras que envolvem recursos federais, a contratação de mão-de-obra local possa ser uma exigência para fomentar o desenvolvimento da região. Portanto, a alternativa C é a mais adequada, pois está em conformidade com as exigências legais sobre o acompanhamento da execução do contrato, que prevê a presença de um preposto na obra.

Banca Examinadora: CESGRANRIO

Ano da Prova: 2016

Assuntos: Contratos Administrativos

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora