Disciplina: Administração Geral 0 Curtidas

Uma empresa que privilegia o princípio da hierarquia - CESGRANRIO 2015

Atualizado em 29/03/2025

Uma empresa que privilegia o princípio da hierarquia, consubstanciada numa estrutura vertical,

Apresenta uma ênfase organizacional baseada na Teoria

  1. Comportamental

  2. da Burocracia

  3. da Contingência

  4. do Ambiente Exógeno

  5. das Relações Humanas


Solução

Alternativa Correta: B) da Burocracia

A resposta correta é a alternativa B) da Burocracia. A Teoria da Burocracia, desenvolvida por Max Weber, é caracterizada pela ênfase em uma estrutura organizacional hierárquica e rigidamente definida, com regras e procedimentos padronizados. Nessa abordagem, a organização adota uma hierarquia clara de autoridade, onde cada nível tem responsabilidades e funções bem delimitadas. O foco está na eficiência, na imparcialidade e na previsibilidade, além de buscar a formalização de todos os processos organizacionais.

Empresas que privilegiam o princípio da hierarquia e adotam uma estrutura vertical, como descrito na questão, seguem os preceitos dessa teoria, onde a autoridade é distribuída de forma hierárquica e as relações de poder e responsabilidade são bem definidas. A divisão do trabalho é clara e formalizada, e a burocracia assegura que os processos ocorram de maneira impessoal e organizada, garantindo que todos sigam as regras estabelecidas.

Diferente de outras teorias, como a Teoria Comportamental ou as Relações Humanas, que priorizam o aspecto humano e as interações sociais dentro da organização, a Teoria da Burocracia coloca a eficiência e a estrutura organizacional como elementos centrais. Portanto, ao afirmar que a empresa possui uma estrutura hierárquica e verticalizada, a alternativa B está correta, já que é a teoria que melhor descreve essas características organizacionais.

Banca Examinadora: CESGRANRIO

Ano da Prova: 2015

Assuntos: Organizações, Sistemas e Métodos

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora