Disciplina: Administração Geral 0 Curtidas
Uma empresa do setor bancário procurou romper com - CESGRANRIO 2015
Uma empresa do setor bancário procurou romper com diversos padrões de ação e práticas existentes, principalmente, em função do avanço da tecnologia e da necessidade de aprimorar seus produtos e suas formas de atendimento ao cliente. Após diversos esforços empreendidos pela alta gerência, a partir de uma abordagem sistêmica, chegou-se à conclusão de que mudar rapidamente os padrões e práticas estabelecidos não é fácil, porém necessário à sobrevivência da organização.
Na conclusão apresentada no caso, o conceito de cultura organizacional é tratado como sendo um(a)
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conhecimento explícito, manualizado e formalizado pelos grupos de interesse internos.
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procedimento informalmente definido, a ser treinado e praticado pela cúpula da organização.
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variável a ser gerenciada, de forma a garantir adaptação ao ambiente externo e manter a coerência interna.
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caracterização organizacional estática, fechada e imutável, que reflete o que as pessoas são e como agem.
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expressão cultural de seus membros, uma vez que a organização é uma cultura, logo, uma esfera cultural e simbólica que não pode ser gerenciada.
Solução
Alternativa Correta: C) variável a ser gerenciada, de forma a garantir adaptação ao ambiente externo e manter a coerência interna.
A resposta correta é a alternativa C, pois a cultura organizacional é um conceito dinâmico e flexível que deve se adaptar ao ambiente externo, sem perder a coerência interna da organização. O caso descreve uma empresa que busca romper com padrões antigos e implementar mudanças devido à evolução tecnológica e à necessidade de melhorar o atendimento ao cliente. Isso reflete a ideia de que a cultura organizacional deve ser gerida para garantir a adaptação às novas demandas externas e internas.
Além disso, o conceito de cultura organizacional na alternativa C destaca a importância de ser uma "variável a ser gerenciada", o que está alinhado com o objetivo da empresa de modificar seus padrões e práticas de forma estratégica. A cultura não deve ser vista como algo imutável ou rígido, mas como um elemento que pode ser ajustado para garantir a sobrevivência e o sucesso da organização em um ambiente competitivo.
A alternativa C se afasta da visão de que a cultura organizacional é algo estático ou puramente simbólico (como sugerido em outras alternativas), e reforça a ideia de que é algo que pode e deve ser gerido para alcançar os objetivos organizacionais, garantindo a adaptação ao ambiente e a continuidade das operações.
Banca Examinadora: CESGRANRIO
Ano da Prova: 2015
Assuntos: Gestão Estratégica
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