Disciplina: Matemática 0 Curtidas

Com base nessa perspectiva, avalie as asserções a seguir e a relação

Atualizado em 22/05/2025

Com base nessa perspectiva, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Com a BNCC, o professor deixa de ser o centro do processo educativo, guiando o estudante por todo o percurso educacional. Assim, ao propor um problema, ele apresentará ao aluno alternativas de resolução. Ao introduzir o tema, ele deverá indicar os recursos necessários que levarão os alunos à aprendizagem.
PORQUE
II. O ensino pode e deve ser contextualizado, problematizado, interdisciplinar e, certamente, tecnológico.

Analisando as asserções a seguir conclui-se que:

A)as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B)as asserções I e II são proposições falsas.
C)as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D)a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
E) a asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


Solução

Alternativa correta: C)as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. De acordo com o gabarito AVA.


"As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I."



No entanto, essa resposta está incorreta, porque a Asserção I é falsa. Ela descreve um modelo de ensino em que o professor ainda tem papel central e controlador — "guiando o estudante por todo o percurso educacional" e "apresentando alternativas e recursos" — o que contraria os princípios da BNCC, que preza por um ensino voltado ao desenvolvimento da autonomia, protagonismo e construção ativa do conhecimento por parte dos alunos. O professor, nesse novo paradigma, não dita o caminho, mas media e estimula a aprendizagem por meio de situações significativas.



Já a Asserção II é verdadeira, pois está de acordo com a BNCC: o ensino deve ser contextualizado, problematizador, interdisciplinar e tecnológico. Esses elementos são centrais para formar sujeitos críticos, criativos e preparados para os desafios do mundo atual. Como a I é falsa e a II verdadeira, a alternativa correta não pode ser a C, mas sim a E, que reconhece corretamente a veracidade apenas da segunda asserção.

Assuntos: Currículo , Didática , Tecnologias

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora