Disciplina: Educação Física 0 Curtidas
O reconhecimento dos direitos da criança e do adolescente
O reconhecimento dos direitos da criança e do adolescente na doutrina de proteção integral preconizada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente marca um rompimento profundo com práticas disciplinares e normalizadoras e engendra novas formas de cuidado. Dentre elas encontram-se aquelas que defendem a saúde integral da criança e do adolescente, garantindo seu desenvolvimento de maneira saudável, digna e harmoniosa. Essa premissa traz importantes aspectos para a compreensão do processo saúde-doença dessa população como o direito a educação, cultura, esporte e lazer, bem como garantias no campo do exercício da liberdade e da socialização, fatores que estão fortemente atravessados pelos determinantes sociais da saúde (DSS) (Lei 8.069, 1990). No campo da saúde, a superação da pedagogia que individualiza, naturaliza e normaliza a saúde encontra seu antípoda na perspectiva dos DSS segundo a qual a desigualdade social impacta na condição de saúde das crianças escolares e suas famílias. Destes, desde aspectos étnicos e de gênero; a vida familiar e comunitária; ao acesso ou não à habitação, ao saneamento básico, à alimentação; aos serviços de saúde e de assistência social; ao trabalho e à educação. Nesta seara, a compreensão da promoção da saúde como capacidade comunitária de cuidados mútuos pautados na ótica dos Direitos Humanos tem contribuição significativa para a construção de ações junto às crianças em idade escolar com o envolvimento de instituições de diferentes setores como, por exemplo, a saúde e a educação.
No contexto, as escolas são consideradas
Escolha uma:
A)espaços privilegiados para a produção de ensino e de educação na promoção do trabalho alinhadas às demandas da comunidade escolar.
B)espaços privilegiados para a produção de estratégias para angariação de fundos para a promoção de saúde alinhadas às demandas da comunidade.
C)espaços privilegiados para a construção de conhecimento sobre prevenção de doenças e de promoção de saúde alinhadas às demandas da comunidade escolar.
D)espaços privilegiados para a produção de educação sobre as doenças e de riscos á saúde alinhadas às demandas da comunidade.
E)espaços privilegiados para a produção de estratégias de prevenção de doenças e de promoção de saúde alinhadas às demandas da comunidade escolar.
Solução
Alternativa correta: C)espaços privilegiados para a construção de conhecimento sobre prevenção de doenças e de promoção de saúde alinhadas às demandas da comunidade escolar. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa c) espaços privilegiados para a construção de conhecimento sobre prevenção de doenças e de promoção de saúde alinhadas às demandas da comunidade escolar não é a correta, pois ela limita o papel da escola ao campo do conhecimento e não menciona diretamente a elaboração de estratégias, que é o ponto central da abordagem intersetorial defendida no texto.
O texto base deixa claro que a promoção da saúde na infância vai além da simples transmissão de informações ou construção de conhecimento. Ela envolve a formação de redes de cuidado, ações práticas e coletivas e o envolvimento de diferentes setores, como saúde e educação, para enfrentar os determinantes sociais da saúde que afetam a comunidade escolar. Ou seja, é necessário ir além do ensino e atuar diretamente nas condições de vida das crianças e adolescentes.
Por isso, a alternativa e é mais adequada, pois reconhece a escola como espaço de produção de estratégias concretas para prevenção e promoção da saúde — não apenas como um local para gerar conhecimento, mas como um agente ativo na transformação da realidade social e de saúde da comunidade escolar.
Assuntos: Promoção , Educação , Políticas
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