Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas
CESPE/CEBRASPE - Quanto ao exercício do poder político, o Estado pode
Com relação ao Estado moderno e à dominação racional legal, julgue o item a seguir.
Quanto ao exercício do poder político, o Estado pode ser considerado garantidor dos direitos individuais e de ações que visem ao bem comum ou considerado um instrumento de dominação de classe, que não está acima dos conflitos, mas profundamente envolvido neles.
-
Certo
-
Errado
Solução
Alternativa Correta: A) Certo
Para Marx o Estado é um instrumento essencial de dominação de classes na sociedade capitalista. Ele não está acima dos conflitos de classes, mas profundamente envolvido neles. Sua intervenção no conflito é vital e se condiciona ao caráter essencial do Estado como meio da dominação de classe. Marx rejeitou essa visão do Estado como curador da sociedade como um todo (curador: aquele que zela pelos interesses de outra pessoa ou instituição). Uma vez que ele chegou a sua formulação da sociedade capitalista como uma sociedade de classes, dominada pela burguesia, seguiu-se necessariamente a sua visão de que o Estado é a expressão política dessa dominação (ou seja, que o Estado seria um instrumento de dominação de uma classe sobre outra).
Na teoria do Estado de Marx é que, na sociedade burguesa, o Estado representa o braço repressivo da burguesia. A ascensão do Estado como força repressiva para manter sob controle os antagonismos de classe não apenas descreve a natureza de classe do Estado, mas também sua função repressiva, a qual, no capitalismo, serve à classe dominante, à burguesia. Conclui-se que, para Marx, o Estado é um instrumento que serve aos interesses da classe dominante em qualquer sociedade.
Fonte: Biblioteca Básica de Seso Livro 5 - Montaño e Guriguetto
Resolução adaptada de: QConcursos
Banca Examinadora: Cespe/Cebraspe
Ano da Prova: 2016
Assuntos: Sociologia
Vídeo Sugerido: YouTube