Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas
CESPE/CEBRASPE - Bruno, servidor contratado temporariamente para
Bruno, servidor contratado temporariamente para prestar serviços a determinado órgão público federal, praticou conduta vedada aos servidores públicos pelo Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.
A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir à luz do disposto nos Decretos n.º 1.171/1994 e n.º 6.029/2007.
Se, para a infração praticada por Bruno, estiverem previstas as penalidades de advertência ou suspensão, a comissão de ética será competente para, após o regular procedimento, aplicar diretamente a penalidade.
-
Certo
-
Errado
Solução
Alternativa Correta: B) Errado
Na realidade, a Comissão de Ética não ostenta competência para a aplicação das penalidades de advertência e suspensão, e sim, tão somente, detém atribuição legal para impor a pena de censura, conforme consta da regra de n.º XXII do Decreto 1.171/94, verbis:
"XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso."
Banca Examinadora: Cespe/Cebraspe
Ano da Prova: 2016
Assuntos: Ética na Administração Pública
Vídeo Sugerido: YouTube