Disciplina: Sociologia 0 Curtidas
O marco mais expressivo de participação popular brasileira originou
O marco mais expressivo de participação popular brasileira originou no seio da resistência contra o regime a partir dos anos de 1970 e durante os anos de 1980. Neste contexto surgem novos movimentos populares que se reorganizam em torno das demandas urbanas, sendo que estes foram iniciados antes do golpe militar e fortalecidos na década de 1980 com a crise política, econômica e social.
Pereira, Maria Lucimar. Zambon, Rodrigo Eduardo. Políticas setoriais e políticas setoriais contemporâneas. Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. 160 p.
Nesta ocasião, a participação em espaços políticos era totalmente limitada, em caso de discordar com o regime era impossível contar com espaços disponíveis e autorizados, entretanto, essas situações não impediram a exploração de espaços para além dos oficiais e controlados. A partir disso, uma multiplicidade de experiências participativas surgiu no seio da sociedade.
As maiores reivindicações nesse período
a) eram por direitos sociais básicos, como educação, saúde, moradia, saneamento básico e condição de deslocamento, ou seja, transporte.
b) eram por direitos jurídicos básicos, como educação, saúde, moradia, saneamento básico e condição de deslocamento, ou seja, financiamento de veículo.
c) eram por direitos legais básicos, como educação, saúde, moradia, saneamento básico e condição de deslocamento, ou seja, financiamento de veículos.
d) eram por direitos humanos básicos, como educação, saúde, moradia, saneamento básico e condição de deslocamento, ou seja, financiamento de veículos.
e) eram por direitos humanos básicos, como educação, saúde, moradia, saneamento básico e condição de deslocamento, ou seja, transporte.
Solução
Alternativa correta: a) eram por direitos sociais básicos, como educação, saúde, moradia, saneamento básico e condição de deslocamento, ou seja, transporte. De acordo com o gabarito AVA.
Tenha bons estudos!!
Assuntos: Direitos Sociais Básicos
Vídeo Sugerido: YouTube