Disciplina: Sociologia 0 Curtidas

Leia o texto a seguir. "A "Declaração Universal dos Direitos Humanos"

Atualizado em 21/08/2024

Leia o texto a seguir.

"A "Declaração Universal dos Direitos Humanos", um texto de seis páginas produzido pela Organização das Nações Unidas em 1948, é o documento mais traduzido em todo o mundo – 321 línguas e dialetos. As atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra levaram a então recém-formada ONU a elaborar o documento, que pretendia promover paz, justiça, dignidade, igualdade e liberdade entre as pessoas. A co-autora do documento, Eleanor Roosevelt, chamou-o de "Carta Magna da humanidade"."

Sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) Nessa declaração, devido aos impactos da segunda Guerra, é apresentada a expressão necessidades educacionais especiais.
( ) É o primeiro documento a defender a inclusão de deficientes na escola comum, independente das diferenças.
( ) Assegura que a educação é um direito à todos os seres humanos e nesse contexto engloba as pessoas com deficiência.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

a) V - V - F.
b )V - F - F.
c) F - F - F.
d) F - V - V.
e) F - F - V.


Solução

Alternativa correta: e) F - F - V. De acordo com o gabarito AVA.

A primeira afirmativa é Falsa porque a expressão "necessidades educacionais especiais" não está presente na Declaração Universal dos Direitos Humanos. O documento foi elaborado em 1948 e, embora trate de direitos e dignidade para todos, não usa a terminologia específica sobre necessidades educacionais especiais.

A segunda afirmativa é Falsa porque a Declaração Universal dos Direitos Humanos não é o primeiro documento a defender a inclusão de deficientes na escola comum. A inclusão de pessoas com deficiência na educação regular foi formalizada em documentos e convenções posteriores, como a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, adotada em 2006.

A terceira afirmativa é Verdadeira porque a Declaração Universal dos Direitos Humanos assegura que a educação é um direito para todos os seres humanos e, nesse contexto, inclui pessoas com deficiência. O Artigo 26 da Declaração afirma o direito à educação e, apesar de não mencionar explicitamente as pessoas com deficiência, o princípio de igualdade de direitos implica a inclusão de todos.

Assuntos: Declaração Universal dos Direitos Humanos, Inclusão na educação, Direitos das pessoas com deficiência

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora