Disciplina: Pedagogia 1 Curtidas
Segundo Soares e Vichessi (2019), “[...] avaliação é o processo que
Segundo Soares e Vichessi (2019), “[...] avaliação é o processo que revela como e o que o aluno aprendeu, como ele mudou seu jeito de pensar, alcançando as expectativas previamente traçadas. No Brasil, geralmente os educadores lançam mão de provas. Mas é possível avaliar o aluno em situações de trabalho em grupo, exposições orais, produções de texto e outras”.
SOARES, Wellington; VICHESSI, Beatriz. O que é Avaliação.
A partir do contexto apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. É consensual a necessidade de rever e atualizar os conceitos e as práticas avaliativas tradicionais, normativas, padronizadas e classificatórias, em uso nos sistemas educacionais, substituindo-as por outras mais voltadas para a dimensão política e social da avaliação.
PORQUE
II. No caso das necessidades educacionais especiais, os rumos da avaliação devem estar a serviço da implementação dos apoios necessários ao progresso e ao sucesso de todos os alunos, bem como para a melhoria das respostas educativas oferecidas no contexto educacional escolar e, se possível, no familiar.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
b) As asserções I e II são proposições falsas.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.