Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI

Atualizado em 14/08/2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 2009) partem de uma definição de currículo e apresentam princípios básicos orientadores de um trabalho pedagógico comprometido com a qualidade e a efetivação de oportunidades de desenvolvimento para todas as crianças.

Tendo como referência esses princípios básicos, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil possuem eixos de trabalho que norteiam o currículo na Educação Infantil e tais eixos são as interações e as brincadeiras.
( ) As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil se amparam em três princípios norteadores: éticos, estéticos e políticos.
( ) As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil se organizam em seis áreas de conhecimento, indicando-as como parte do currículo da Educação Infantil.
( ) As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil propõem os Campos de Experiências para orientar o trabalho pedagógico em creches e pré-escolas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

a) V – V – F – F.
b) F – V – F – F.
c) V – V – F – V.
d) V – F – V – V.
e) V – V – V – F.


Solução

Alternativa correta: a) V – V – F – F. De acordo com o gabarito AVA.

A primeira afirmação é verdadeira (V) porque, de fato, os eixos de trabalho que norteiam o currículo na Educação Infantil, segundo as DCNEI, são as interações e as brincadeiras. Estes eixos são fundamentais para promover o desenvolvimento integral das crianças na educação infantil.

A segunda afirmação também é verdadeira (V), pois as DCNEI são fundamentadas em três princípios norteadores: éticos, estéticos e políticos. Esses princípios orientam a prática pedagógica e a organização do currículo, garantindo uma abordagem abrangente e inclusiva.

A terceira afirmação é falsa (F) porque as DCNEI não se organizam em seis áreas de conhecimento, mas sim em Campos de Experiências. As seis áreas de conhecimento referem-se a um modelo curricular diferente, geralmente associado ao ensino fundamental.

A quarta afirmação também é falsa (F) porque as DCNEI propõem os Campos de Experiências como orientadores do trabalho pedagógico, e não áreas de conhecimento. Os Campos de Experiências são a base para a organização do currículo e a prática pedagógica na Educação Infantil.

Assuntos: Eixos de trabalho na Educação Infantil, Princípios norteadores das DCNEI, Campos de Experiências na Educação Infantil

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora