Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

Quais das afirmativas a seguir podem ser consideradas corretas quando

Atualizado em 26/02/2025

O diagnóstico participativo é um momento importante da gestão, no qual, o/a diretor/a escolar se reúne com a equipe de professores para compreender como está a situação da escola. Nesse momento, a percepção do grupo será o suficiente para traçar o cenário educacional da Instituição. O diagnóstico participativo conta com um grupo de trabalho composto de representantes da equipe da Secretaria da Educação. Eventualmente, pode contar com a presença de alguns convidados da escola para participar de uma reunião ou outra. No momento do diagnóstico é proposta uma roda de conversa para identificar as justificativas dos problemas da escola e do município, e as impressões do grupo serão o suficiente para desenhar o cenário. O diagnóstico participativo conta com um grupo de trabalho composto de representantes de diversos segmentos da comunidade escolar. Sugere-se, também, envolver lideranças comunitárias, representantes da sociedade civil e representantes dos adolescentes. O diagnóstico faz parte dos processos da gestão e pressupõe a coleta de informações quantitativas e qualitativas, de forma a desenhar o cenário com base nos dados

Quais das afirmativas a seguir podem ser consideradas corretas quando realizamos o diagnóstico participativo? Escolha uma opção:


Solução

Alternativa correta: O diagnóstico faz parte dos processos da gestão e pressupõe a coleta de informações quantitativas e qualitativas, de forma a desenhar o cenário com base nos dados. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa correta é aquela que enfatiza a importância de um grupo diverso de representantes da comunidade escolar no diagnóstico participativo, pois o processo de diagnóstico é mais eficaz quando inclui uma variedade de vozes e perspectivas. O objetivo do diagnóstico participativo é coletar informações sobre a situação da escola de forma abrangente e democrática. Envolver não apenas professores, mas também alunos, pais, funcionários e representantes da sociedade civil, garante que as diversas dimensões da realidade escolar sejam consideradas.



A coleta de dados quantitativos e qualitativos é fundamental para o diagnóstico, pois ela permite uma análise completa do cenário. Informações quantitativas, como resultados acadêmicos, taxas de evasão e infraestrutura, ajudam a identificar padrões e problemas objetivos. Já as informações qualitativas, como opiniões, percepções e vivências da comunidade escolar, fornecem insights sobre os aspectos subjetivos da educação, como o clima escolar e a satisfação de alunos e professores. Ambas as abordagens são essenciais para desenhar um diagnóstico preciso e orientar as ações de melhoria.



Além disso, ao sugerir a participação de lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil, o diagnóstico participativo se amplia para além dos muros da escola, envolvendo a comunidade como um todo. Isso fortalece o compromisso coletivo com as ações de melhoria da escola, assegurando que o processo seja mais inclusivo e alinhado com as reais necessidades da comunidade escolar e local. Assim, o diagnóstico participativo não é apenas uma ferramenta de gestão escolar, mas um processo de construção coletiva e contínua de um ambiente educacional mais justo e eficaz.

Assuntos: Gestão Educacional, Sociologia da Educação, Psicologia Educacional

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