Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
As brinquedotecas têm uma origem curiosa, conforme vimos nessa seção,
As brinquedotecas têm uma origem curiosa, conforme vimos nessa seção, e ganharam muita relevância nos últimos anos no Brasil devido aos seus benefícios para as crianças. Na brinquedoteca, o pedagogo pode explorar outras habilidades que não tem espaço no período de uma aula regular. Observe os tipos de brinquedoteca descritos abaixo e relacione-os com sua descrição correta.
I. Brinquedoteca hospitalar
II. Brinquedoteca comunitária
III. Brinquedoteca escolar
IV. Brinquedoteca para crianças com deficiência
( ) inseridas em instituições escolares, com materiais necessários às atividades pedagógicas e de lazer
( ) Ajudam a amenizar os traumas do processo de internação de crianças.
( ) Especializada em brinquedos adaptados a algum tipo de deficiência.
( ) Localizada em comunidades onde não há espaço para o lazer e são organizadas por ONGs ou pela própria comunidade
A relação correta na direção de cima para baixo está na alternativa:
a) III, IV, I e II
b) I, III, IV e II
c) III, I, II e IV
d) III, I, IV e II
e) II, III, IV e I
Solução
Alternativa correta: b) I, III, IV e II . De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa correta é b) I, III, IV e II, porque ela corresponde de forma precisa às características de cada tipo de brinquedoteca mencionada. O tipo I (Brinquedoteca hospitalar) é especializado em auxiliar as crianças durante o processo de internação, oferecendo brinquedos que ajudam a amenizar o trauma e a dor emocional associada à hospitalização. A brincadeira nesse ambiente tem um caráter terapêutico, promovendo o alívio de estresse e o apoio emocional durante a recuperação.
Já a III (Brinquedoteca escolar) se refere ao ambiente criado dentro de escolas, onde os brinquedos são utilizados para complementar a educação formal. Nesses espaços, os materiais lúdicos são incorporados ao currículo pedagógico, promovendo o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e sociais dos alunos. A brinquedoteca escolar busca integrar o aprendizado e o lazer, possibilitando que as crianças se expressem e se desenvolvam de maneira mais ampla.
A IV (Brinquedoteca para crianças com deficiência) tem como objetivo fornecer brinquedos adaptados que atendam às necessidades específicas de crianças com deficiência, facilitando a inclusão e o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional dessas crianças. Por fim, a II (Brinquedoteca comunitária) é caracterizada por espaços criados em comunidades com recursos limitados, geralmente organizados por ONGs ou pela própria comunidade, oferecendo às crianças um local de lazer e aprendizado em áreas que carecem de infraestrutura pública adequada. Assim, a alternativa b) I, III, IV e II é a mais correta, pois alinha cada tipo de brinquedoteca à sua função específica no contexto social e pedagógico.
Assuntos: Psicologia da Educação, Fundamentos da Educação Infantil, Didática
Vídeo Sugerido: YouTube