Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas

A compreensão de conhecimento na dança refere-se ao conhecimento

Atualizado em 01/04/2024

A compreensão de conhecimento na dança refere-se ao conhecimento sensível do sujeito, isto é, suas capacidades de sentir e perceber a realidade que o cerca através das experiências de movimento que vivencia, a partir do seu mundo vivido e das relações sociais que estabelece consigo mesmo, com os demais sujeitos e com o meio e/ou contexto onde está inserido e externá-las em seu interagir. Como afirma Duarte Jr. (1988), os conhecimentos pertinentes à sensibilidade artística, e sobretudo aos próprios valores estéticos da educação, sofrem e lutam contra a hegemonia da fragmentação difundida na sociedade industrial e da formação de especialistas, contra a força do poder econômico, sobretudo em uma sociedade dividida em classes e ameaçada sob o poder das armas. O autor destaca que o processo de conhecimento se dá na consciência humana a partir de significações simbólicas, através da palavra e do símbolo (signo).

Entre a dimensão vivida e a dimensão simbólica, são as capacidades do sentir simbolicamente que permeiam a aquisição da razão entre pensamento e linguagem. Nesse contexto, avalie as afirmativas a seguir.

I - O conhecimento, orientado em uma perspectiva artístico-educativa, deve possibilitar a interpretação, a representação, a construção e a desconstrução de formas de movimento na dança, as quais podem ampliar a sensibilidade estética.
II - Os sentimentos e a emoção contidos nas artes permite perceber, conhecer e ressignificar novos valores, obtendo-se e construindo-se outros conhecimentos.
III - Consideramos experiências sensíveis na dança da Escola como experiências de movimento capazes de, pelo meio e confronto estéticos, promover o desvelamento e a compreensão crítica da interioridade dos alunos, ou seja, de seu mundo sensível.
IV - A experiência sensível no dançar dos alunos no espaço escolar está relacionada ao processo estético-artístico e/ ou artístico-educativo dos alunos no seu “se-movimentar”, isto é, no expressar da sensibilidade e na corporeificação de seu mundo interior.

Em relação ao contexto apresentado, assinale a alternativa correta.

a) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
b) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
c) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
d) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
e) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.


Solução

Faça login para continuar vendo as resoluções

Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!

Entrar
Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora