Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
“A carta, […], ocupa o estatuto de crônica da obra de arte.
“A carta, […], ocupa o estatuto de crônica da obra de arte. A crítica genética, ao considerar a epistolografia um “canteiro de obras” ou um “ateliê”, busca descortinar a trama da invenção, o desenho de um ideal estético, quando examina as faces dos processos da criação” Os pressupostos de Moraes (S/D) dão conta do papel essencial da Epistolografia na construção do perfil literário e artístico de um dado momento histórico. Isso porque passa a ser visto como um instrumento de criação de enredos e de sentidos sociais e políticos. No contexto da literatura barroca, entendemos que a Epistolografia assume função precípua, já que semiotiza aspectos da agonia barroca por intermédio de cartas, estabelecendo um ritual interativo entre o homem e Deus.
Tomando como referência a Epistolografia no Barroco, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) De acordo com Moraes (s/d), a Epistolografia não colabora para o processo de construção de sentidos, já que a narrativa ocorre de maneira fidedigna.
( ) A epistolografia barroca é caracterizada pelas mesmas marcas linguísticas do sermão eclasiástico, já que o tempo todo Deus se faz presente na literatura barroca.
( ) A Epistolografia do Barroco é caracterizada pelas disjunções de valores entre o céu e a terra, conhecendo situações de angústia vivenciadas pelo homem na época.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V – V – F.
b) F – F – V.
c) F – F – F.
d) V – V – V.
e) V – F – V.