Disciplina: Filosofia 0 Curtidas
“Saindo de minhas mãos, ele não será, concordo, nem magistrado, nem
“Saindo de minhas mãos, ele não será, concordo, nem magistrado, nem soldado, nem padre, será primeiramente um homem.” (ROUSSEAU, 1973, p. 15). Rousseau foi o preceptor na trajetória educacional de Emilio, conteúdo de sua obra Emílio ou da Educação. Nela, o filósofo genebriano aponta sua concepção de educação. A partir do trecho acima, podemos ter uma ideia do que era importante para ele no processo formativo dos indivíduos.
Sobre isso, assinale a alternativa correta:
a) O filósofo defendia uma formação humana, desenvolvida sem a imposição de instituições, de modo que o homem desenvolva sua sensibilidade, sua dimensão natural.
b) Rousseau privilegiava o intelecto e o saber científico.
c)O filósofo buscava uma formação voltada para a oratória, trabalhando a arte do “bem falar”.
d) Rousseau objetivava formar homens de renome, com destaque social em carreiras de representação.
e) Rousseau queria uma formação do belo e bom guerreiro, necessária para sua época.
Solução
Alternativa correta: a) O filósofo defendia uma formação humana, desenvolvida sem a imposição de instituições, de modo que o homem desenvolva sua sensibilidade, sua dimensão natural. De acordo com o gabarito AVA.
Para Rousseau, assim como para Freire, a educação deveria ser um elemento de transformação humana.
Em outras palavras, o sistema educacional não deveria ser impositivo, mas de caráter reflexivo e estimulatório, no sentido de garantir a autonomia necessária para que se formassem pessoas mais humanas e menos mecanizadas, e cidadãos mais justos, éticos e dotados de bons valores.
Resolução adaptada de: Brainly
Assuntos: Rousseau
Vídeo Sugerido: YouTube