Disciplina: Filosofia 0 Curtidas

Nos anos 1970-1980, a hermenêutica popular desenvolve uma vertente

Atualizado em 28/01/2025

I. Durante esse período, a hermenêutica popular, influenciada por uma vertente ecumênica, ganha força, especialmente entre movimentos cristãos que buscavam uma abordagem mais inclusiva e socialmente engajada da Bíblia. Isso se reflete na atuação do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI), que se tornou um ponto de apoio na disseminação dessa leitura popular.

II. A hermenêutica popular se caracteriza por uma abordagem metodológica focada na leitura comunitária e contextualizada das Escrituras, na qual o "novo sujeito" (o povo, especialmente os marginalizados) assume a leitura e interpretação das Escrituras com base em suas próprias realidades e experiências. Essa mudança de enfoque desafia a exegese tradicional e busca democratizar o acesso à interpretação bíblica.

III. A espiritualidade proposta pela leitura popular da Bíblia está profundamente conectada com a luta social e política, com foco no serviço aos pobres e na promoção da justiça social. Essa espiritualidade se manifesta não apenas no culto religioso, mas também na ação prática e na militância em prol dos oprimidos, com base nos ensinamentos de Cristo.

A hermenêutica contextual foi uma forma de renovação da exegese histórico-gramatical, a leitura popular tem sido uma revisão da exegese histórico-crítica. Nasceu e se desenvolveu na América Latina, especialmente no Brasil, graças aos esforços pioneiros do Frei Carlos Mesters e do Pr. Milton Schwantes, juntamente com um grande número de estudiosos da Bíblia junto com o povo cristão que desenvolveu seu trabalho junto ao Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI) para a Pastoral Popular.

Sobre a Leitura Popular da Bíblia, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) Nos anos 1970-1980, a hermenêutica popular desenvolve uma vertente ecumênica que se incorpora à identidade da leitura bíblica.

( ) A principal característica da hermenêutica popular é a metodologia adotada, onde um novo sujeito se apropria da leitura Bíblica.

( ) O novo sujeito da leitura popular da Bíblia desenvolve uma nova espiritualidade, a partir da espiritualidade do serviço ao pobre, em Cristo, no cotidiano da ação política-pública.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

A)Alternativa 1 - F; F; V
B)Alternativa 2 - V; F; V
C)Alternativa 3 - V; V; V
D)Alternativa 4 - V; V; F
E)Alternativa 5 - F; V; V


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