Disciplina: Filosofia 0 Curtidas
No mesmo sentido, vem a opinião do filósofo e sociólogo alemão Jürgen
No mesmo sentido, vem a opinião do filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas. A sua teoria do reconhecimento levanta a questão de que uma democracia não garante por si só a justiça social e o respeito pelas diferenças culturais. O debate sobre o reconhecimento está presente de forma não margiI. A igualdade formal de direitos, prevista no regime republicano com base no princípio universalista, não exclui, segundo o autor, a necessidade do reconhecimento das diferenças pelas políticas de inclusão.
II. Para o autor, os sujeitos privados do direito não poderão sequer desfrutar das mesmas liberdades subjetivas enquanto não chegarem ao exercício conjunto de sua autonomia como cidadãos do Estado.
III. Para o autor, não podemos negar que a sociedade capitalista está dividida em camadas em que a igualdade é uma condição fundamental. Os direitos e as garantias que hoje possuímos estão harmoniosamente garantindo a liberdade e a igualdade de todos.
IV. Para Habermas, quando tomamos a sério a concatenação interna entre o Estado de direito e a democracia, fica claro que o sistema dos direitos não fecha os olhos nem para as condições de vida sociais desiguais, nem para as diferenças culturais.nal na vasta produção intelectual do filósofo
Considerando as informações apresentadas, sobre a teoria de Jurgen Habermans, analise as afirmativas a seguir:
Solução
Alternativa correta: I,II,IV. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa correta é a I, II e IV, pois essas afirmativas estão alinhadas com a teoria do reconhecimento de Jürgen Habermas. Na afirmativa I, Habermas defende que a igualdade formal de direitos, baseada no princípio universalista, não é suficiente para garantir uma democracia inclusiva. Ele enfatiza que é preciso considerar as diferenças culturais e sociais por meio de políticas de reconhecimento, de modo que a democracia não seja apenas uma formalidade, mas uma prática que respeite a diversidade.
A afirmativa II reflete a visão de Habermas de que indivíduos privados de direitos não podem desfrutar plenamente de suas liberdades e autonomia enquanto não forem integrados como cidadãos plenos no processo democrático. A participação efetiva na vida política e social é uma condição para que os indivíduos exerçam sua liberdade e autonomia, o que está diretamente ligado à teoria do reconhecimento e à importância da inclusão para a plena cidadania.
A afirmativa IV está de acordo com a proposta de Habermas de que o Estado de direito e a democracia devem levar em conta as desigualdades sociais e as diferenças culturais. O sistema de direitos não deve ser apenas formal, mas deve ser capaz de abordar as condições de vida desiguais e promover um reconhecimento genuíno das diversas culturas e identidades, para que a democracia seja mais justa e efetiva para todos os cidadãos.
Assuntos: Filosofia Política, Sociologia, Teoria Política Contemporânea
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