Disciplina: Filosofia 0 Curtidas
O Iluminismo é a saída do homem de um estado de menoridade -UNESP 2011
O Iluminismo é a saída do homem de um estado de menoridade que deve ser imputado a ele próprio. Menoridade é a incapacidade de servir-se do próprio intelecto sem a guia de outro. Imputável a si próprios é esta menoridade se a causa dela não depende de um defeito da inteligência, mas da falta de decisão e da coragem de servir-se do próprio intelecto sem ser guiado por outro. Sapere aude! Tem a coragem de servires de tua própria inteligência!
(Immanuel Kant, 1784.)
Esse texto do filósofo Kant é considerado uma das mais sintéticas e adequadas definições acerca do Iluminismo. Justifique essa importância comentando o significado do termo “menoridade”, bem como os fatores sociais que produzem essa condição, no campo da religião e da política.
Solução
O filósofo Kant elaborou uma definição do Iluminismo que nos permite compreender a proposta central desse movimento cultural do século XVIII.
O homem passou a ser visto como um projeto para a emancipação e os principais pilares dessa postura filosófica foram: a crença na ideia de progresso, na razão humana e a construção da noção de sujeito. O termo “menoridade”, usado por Kant, refere-se à concepção antropológica dominante até o advento do Iluminismo, na qual se entendia o homem como ser insuficiente, frágil e dependente, o que impedia o pleno uso de sua razão e sua inteligência.
Assuntos: Sapere aude, Iluminismo, Kant
Vídeo Sugerido: YouTube