Disciplina: Educação Física 0 Curtidas

A Educação Física é um campo fértil para exemplos sobre como

Atualizado em 28/03/2025

A Educação Física é um campo fértil para exemplos sobre como uma ideia já apreendida não se desenvolve como mudança de comportamento a partir de uma direta relação causal. Sendo assim, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Dois exemplos comuns sobre mudança de comportamento e as premissas que a sustentam são as dietas alimentares e os exercícios físicos regulares.

PORQUE

II. Mesmo entre as pessoas que apreendem a ideia sobre a importância de dietas e exercícios regulares para a boa saúde, poucas conseguem, efetivamente, transformar a ideia da dieta e do programa regular de exercícios em práticas cotidianas

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:

A)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B)As asserções I e II são proposições falsas.
C)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


Solução

Alternativa correta: C)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa correta é c, pois ambas as asserções (I e II) são proposições verdadeiras e a II serve como justificativa para a I. A asserção I aponta para exemplos comuns de mudança de comportamento, como as dietas alimentares e a prática regular de exercícios, que são frequentemente recomendados para a promoção da saúde. Essas duas ações estão no centro de muitas campanhas e orientações de saúde pública, sendo amplamente reconhecidas como fundamentais para a manutenção do bem-estar físico.



A asserção II, por sua vez, reconhece que, embora muitas pessoas compreendam intelectualmente a importância dessas práticas, poucas conseguem realmente implementá-las em suas rotinas diárias. Isso se deve a uma série de fatores, como a falta de motivação, o desafio de modificar hábitos enraizados, a falta de tempo, entre outros. Portanto, a segunda asserção explica por que, mesmo com o conhecimento sobre a importância de uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios, muitas pessoas falham em transformar essa ideia em comportamento contínuo e efetivo.



Assim, a segunda asserção justifica a primeira, pois ela mostra a discrepância entre a compreensão da importância das dietas e exercícios e a dificuldade prática de aderir a essas mudanças no comportamento. Esse fenômeno de saber o que é importante para a saúde, mas não conseguir colocá-lo em prática, evidencia que a mudança de comportamento não ocorre de maneira simples ou direta, o que se alinha com o que é proposto na primeira asserção.

Assuntos: Educação, Psicologia, Saúde

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