Disciplina: Enfermagem 0 Curtidas

Problemas psicológicos como Burnout podem ser - CESGRANRIO 2017

Atualizado em 30/04/2025

Problemas psicológicos como Burnout podem ser causadores de presenteísmo.

O presenteísmo se caracteriza pelo fato de o indivíduo

  1. estar de licença por doença transmissível.

  2. estar presente ao trabalho, porém doente.

  3. estar em licença maternidade.

  4. estar ausente do trabalho.

  5. estar acidentado.


Solução

Alternativa Correta: B) estar presente ao trabalho, porém doente.

A alternativa B) estar presente ao trabalho, porém doente é a resposta correta porque o presenteísmo refere-se exatamente ao fenômeno onde o trabalhador comparece ao seu posto de trabalho, mas está fisicamente ou psicologicamente doente, o que compromete sua produtividade e bem-estar. No caso do Burnout, que é uma condição de estresse crônico relacionado ao trabalho, os indivíduos podem continuar trabalhando apesar de estarem mentalmente e fisicamente exaustos, levando a uma performance reduzida e risco de agravamento do quadro.

O presenteísmo ocorre frequentemente em ambientes de trabalho de alta pressão, onde o funcionário sente que precisa estar presente, mesmo quando não está bem, seja por questões de saúde física, como resfriados ou gripes, ou por questões psicológicas, como o Burnout. Essa situação pode ser ainda mais prevalente em setores onde a responsabilidade é alta e a cobrança por resultados é constante, levando o colaborador a se esforçar para "aparecer", embora sua saúde esteja prejudicada.

A presença física do funcionário no local de trabalho, sem que ele esteja apto para realizar suas atividades de maneira plena, pode gerar consequências negativas tanto para o indivíduo quanto para a organização, como o aumento do erro humano, diminuição da qualidade do trabalho e agravamento do quadro de saúde do colaborador. Por isso, o presenteísmo é frequentemente associado a condições como o Burnout, que envolvem exaustão e estresse, sendo uma das causas mais comuns dessa situação.

Diferente de estar de licença por doença transmissível ou maternidade, o presenteísmo envolve a pessoa estar no ambiente de trabalho, mas não ser capaz de desempenhar suas funções de maneira eficiente. Isso não só afeta o colaborador em termos de saúde, mas também impacta a produtividade da organização, sendo, portanto, uma questão importante a ser monitorada em ambientes de trabalho.

Banca Examinadora: CESGRANRIO

Ano da Prova: 2017

Assuntos: Enfermagem e Saúde do Trabalhador

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora