Disciplina: Enfermagem 0 Curtidas

Na assistência ao paciente crítico com trauma - CESGRANRIO 2016

Atualizado em 27/04/2025

Na assistência ao paciente crítico com trauma cranioencefálico, um dos procedimentos do enfermeiro é monitorar o suporte hemodinâmico. Para isso, ele deve conhecer e comunicar os sinais da Tríade de Cushnig,

Que são:

  1. hipotensão, taquicardia e cianose de extremidades

  2. sudorese intensa, edema palpebral e hipotermia

  3. hematúria, rigidez de nuca e bradicardia

  4. bradicardia, hipertensão e alteração no padrão respiratório

  5. redução do débito urinário, taquicardia, diarreia


Solução

Alternativa Correta: D) bradicardia, hipertensão e alteração no padrão respiratório

A alternativa correta é D) bradicardia, hipertensão e alteração no padrão respiratório, pois a Tríade de Cushing é um conjunto de sinais e sintomas que indicam aumento da pressão intracraniana (PIC) e é um reflexo do comprometimento hemodinâmico em pacientes com trauma cranioencefálico grave. A tríade é composta por bradicardia (diminuição da frequência cardíaca), hipertensão (aumento da pressão arterial) e alterações no padrão respiratório, que podem incluir respiração irregular ou até apneia. Esses sinais são indicativos de que o cérebro está tentando compensar o aumento da pressão intracraniana, uma situação de emergência que pode levar a danos cerebrais irreversíveis se não tratada de maneira adequada.

Esses sinais são fundamentais para o enfermeiro identificar precocemente o aumento da pressão intracraniana e para tomar medidas imediatas de intervenção, como ajustar o suporte ventilatório, monitorar rigorosamente os parâmetros hemodinâmicos e alertar a equipe médica para a necessidade de possíveis intervenções. Ignorar a Tríade de Cushing pode resultar em complicações graves, como herniação cerebral, que é uma das principais causas de morte em pacientes com trauma cranioencefálico.

As outras alternativas (A, B, C e E) apresentam sinais e sintomas que não estão diretamente relacionados ao aumento da pressão intracraniana ou à Tríade de Cushing, tornando a alternativa D a mais adequada para a questão proposta, refletindo a necessidade de monitoramento rigoroso do suporte hemodinâmico em pacientes críticos com trauma cranioencefálico.

Banca Examinadora: CESGRANRIO

Ano da Prova: 2016

Assuntos: Urgência e emergência, Primeiros Socorros

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora