Disciplina: Enfermagem 0 Curtidas
As cirurgias são classificadas segundo o seu - CESGRANRIO 2016
As cirurgias são classificadas segundo o seu potencial de risco de contaminação. Associe o potencial de contaminação das cirurgias com as respectivas características.
I - Cirurgia contaminada
II - Cirurgia potencialmente contaminada
III - Cirurgia infectada
P - Realizada em tecidos estéreis ou passíveis de descontaminação, na ausência de processo infecioso e inflamatório local.
Q - Realizada em qualquer tecido ou órgão, em presença de processo infeccioso (supuração total), tecido necrótico, corpos estranhos e feridas de origem suja.
R - Realizada em tecidos abertos e recentemente traumatizados, colonizados por flora bacteriana abundante, de descontaminação difícil ou impossível.
S - Realizada em tecidos colonizados por flora microbiana pouco numerosa ou de tecido de difícil descontaminação.
As associações corretas são:
-
I - P ; II - Q ; III - R
-
I - P ; II - R ; III - S
-
I - Q ; II - P ; III - S
-
I - R ; II - S ; III - Q
-
I - S ; II - Q ; III - R
Solução
Alternativa Correta: D) I - R ; II - S ; III - Q
A alternativa D) I - R ; II - S ; III - Q é correta porque a classificação das cirurgias com base no risco de contaminação depende da presença de infecção, inflamação ou da dificuldade de descontaminação dos tecidos envolvidos.
Cirurgia contaminada (I - R): Refere-se a procedimentos realizados em tecidos recentemente traumatizados e colonizados por flora bacteriana abundante, com dificuldade ou impossibilidade de descontaminação. Nesse caso, o risco de contaminação é elevado devido à presença de tecidos traumatizados e à flora bacteriana abundante.
Cirurgia potencialmente contaminada (II - S): Envolve tecidos colonizados por uma flora microbiana pouco numerosa ou tecidos de difícil descontaminação. Esses procedimentos têm risco moderado de contaminação, mas o potencial de infecção é menor comparado à cirurgia contaminada, pois a flora microbiana não é tão abundante.
Cirurgia infectada (III - Q): Refere-se a procedimentos realizados em presença de um processo infeccioso, como supuração, tecidos necróticos ou corpos estranhos, ou quando a ferida é de origem suja. Aqui, o risco de infecção é máximo devido à presença de um processo infeccioso ativo no local da cirurgia.
Essas associações são fundamentais para entender o grau de risco de infecção e adotar medidas adequadas para controle da contaminação, como o uso de antibióticos, técnicas de assepsia e escolha de materiais apropriados para cada tipo de procedimento.
Banca Examinadora: CESGRANRIO
Ano da Prova: 2016
Assuntos: Enfermagem em Centro Cirúrgico
Vídeo Sugerido: YouTube