Disciplina: Direito Tributário 0 Curtidas

Em épocas de crises, mesmo diante do menor ingresso - CESGRANRIO 2015

Atualizado em 30/03/2025

Em épocas de crises, mesmo diante do menor ingresso de receita por problemas do desempenho da economia, o administrador tributário busca realizar um gerenciamento das receitas, de modo a compatibilizá-las com as despesas.

Caso se pretenda majorar a alíquota de determinado tributo, aplicando-se a regra geral inscrita na Constituição Federal, deverá haver obediência primordial ao princípio da

  1. especulação

  2. tipicidade

  3. razoabilidade

  4. legalidade

  5. publicidade


Solução

Alternativa Correta: D) legalidade

A alternativa correta é a D) legalidade. O princípio da legalidade, previsto no artigo 150, inciso I, da Constituição Federal de 1988, estabelece que nenhum tributo pode ser criado ou aumentado sem que haja uma lei específica que o autorize. Ou seja, para majorar a alíquota de um tributo, o administrador tributário deve seguir a regra da legalidade, ou seja, a mudança na alíquota só pode ocorrer por meio de uma lei formal aprovada pelo poder legislativo, seja em nível federal, estadual ou municipal, conforme a competência tributária.

Esse princípio é fundamental para garantir a segurança jurídica dos contribuintes, pois impede que o Estado aumente impostos ou altere suas condições de forma arbitrária. Assim, a alteração de alíquotas deve ser feita conforme um processo legislativo claro, garantindo que todos os cidadãos estejam cientes e protegidos de mudanças repentinas e inesperadas nos tributos.

Embora os princípios da razoabilidade, tipicidade e publicidade também sejam importantes em diversas questões tributárias, a principal exigência para a majoração de tributos é o respeito ao princípio da legalidade. Sem a observância desse princípio, qualquer tentativa de aumentar impostos ou tributos seria considerada inconstitucional e ilegal.

Banca Examinadora: CESGRANRIO

Ano da Prova: 2015

Assuntos: Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora