Disciplina: Saúde 0 Curtidas
Na inspiração ocorre a contração da musculatura do diafragma e dos
Na inspiração ocorre a contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma abaixa e as costelas elevam-se, com isso ocorre um aumento do volume da caixa torácica, fazendo com que o ar entre nos pulmões. Já na expiração, que é a saída de ar dos pulmões, há um relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais, acontecendo a redução do volume da caixa torácica, que retorna ao seu tamanho de repouso, e uma retração dos pulmões, fazendo com que a pressão interna fique maior que a pressão externa. Esse aumento da pressão intrapulmonar faz com que o ar seja lançado para fora do nosso corpo. Porem nem todo ar é expulso dos pulmões, ficando um pequeno volume que permanece dentro dos alvéolos, evitando que haja um colapso nas finas paredes dos alvéolos.
Considerando o contexto apresentado, analise as seguintes afirmativas:
I – Na inspiração o volume intratorácico é aumentado por uma contração dos músculos que se inserem nas costelas e no esterno, conforme ocorre uma diminuição do tórax a pressão fora do espaço extrapleural (negativa) é adicionalmente reduzida e cria uma sucção que estreita o pulmão.
II – O movimento de expansão resultante dos pulmões diminui a pressão alveolar abaixo da pressão atmosférica e por fim puxa o ar da atmosfera para os pulmões, já a expiração é o método de expulsar o ar dos pulmões dentro do ambiente.
III - Os movimentos respiratórios são resultantes das variações do volume da cavidade torácica e da pressão intratorácica, sendo uma combinação de forças ativas e passivas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Solução
Faça login para continuar vendo as resoluções
Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!
Entrar