Disciplina: Saúde 0 Curtidas

Além de não ser uma escolha sustentável, ignorar os alimentos feinhos

Atualizado em 29/02/2024

Além de não ser uma escolha sustentável, ignorar os alimentos feinhos não é uma sábia decisão para sua saúde. Isso porque as frutas e legumes "fora dos padrões" são mais nutritivos. Para conseguir a aparência de maçã envenenada, vermelha e brilhante, a fórmula é simples: veneno. Alimentos orgânicos tendem a ter um aspecto menos perfeito, porque, sem agrotóxicos, estão menos protegidos contra pragas e fungos. Em 2014, a Universidade de Cambridge compilou 343 estudos que provaram que alimentos orgânicos tinham entre 20 e 40% mais antioxidantes que aqueles produzidos com pesticidas. Esses antioxidantes contêm componentes como flavonoides, ácido fenólicos, carotenoides e antocianinas - todos produzidos pelas plantas quando elas estão "estressadas". Ou seja, a maioria das pintas e cicatrizes na casca das frutas e vegetais é a marca delas tentando se defender das pestes e outras interferências externas.

(CARBONARI, Pâmela. Frutas e legumes feios podem ser mais nutritivos. Superinteressante, 25 maio 2016. Disponível em: nutritivos>. Acesso em: 28 maio 2016.)

A partir da leitura, é possível identificar neste trecho:

a) A realização de um raciocínio dedutivo, pois, os cientistas partem de uma ideia geral “legumes feios são mais nutritivos” para chegar a um fato particular “alimentos orgânicos têm 40% a mais de flavonoides”.
b) A realização de um raciocínio indutivo, pois, a partir de uma amostra de legumes, chega-se a uma lei sobre eles, agregando conhecimento novo.
c) A apresentação de um argumento falacioso, pois, apesar da forte afirmação de que os legumes “feios” são mais nutritivos, isso não foi provado.
d) A realização de um raciocínio dedutivo, pois, a partir de uma amostra de legumes, chega-se a uma lei sobre eles, agregando conhecimento novo.
e) A apresentação de uma proposição falsa, pois, é cientificamente provado que legumes e frutas bonitos, sem marcas, são mais nutritivos.


Solução

Faça login para continuar vendo as resoluções

Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!

Entrar
Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora