Disciplina: Saúde 1 Curtidas

A OMS definiu uma estratégia global na tentativa de reduzir danos

Atualizado em 18/04/2024

A OMS definiu uma estratégia global na tentativa de reduzir danos graves e evitáveis associados a medicamentos em todos os países nos próximos cinco anos, chamada, em inglês, de Global Patient Safety Challenge on Medication Safety. Com o objetivo de recomendar propostas de práticas não medicalizantes, foram elencadas populações que estão mais susceptíveis a sofrer o processo da medicalização. No caso do uso de psicofármacos no sistema escolar, atenção deve ser dada ao uso de medicamentos para o tratamento do Transtorno de Deficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDA e TDAH). Desde os anos 2000, o uso do metilfenidato cresceu em todo o mundo, acompanhado das discussões sobre o seu mau uso. Em 2014, foram fabricadas 62 toneladas desse fármaco, e em 2016, esse número aumentou para 74 toneladas, a maior taxa já observada.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente alternativa para esta estratégia global.

a) Os médicos prescritores devem entrar em um consenso sobre qual medicamento prescrever, trocando a classe farmacológica para diminuir o uso do metilfenidato.
b) Devem ser consideradas outras alternativas terapêuticas farmacológicas, como por exemplo, ansiolíticos e nootrópicos.
c) É necessário fazer um balanço entre os medicamentos utilizados anteriormente para que não ocorra falha terapêutica principalmente quando o tratamento for de longo prazo.
d) É necessário fazer um balanço entre benefício e risco antes de se iniciar a administração de medicamentos e devem ser consideradas outras alternativas terapêuticas não farmacológicas.
e) É necessário iniciar a administração de medicamentos para tratamento do transtorno do deficit de atenção, principalmente quando o tratamento for de longo prazo.


Solução

Faça login para continuar vendo as resoluções

Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!

Entrar
Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora