Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
"Uma cidade pode ser considerada como uma cidade que educa quando, a
"Uma cidade pode ser considerada como uma cidade que educa quando, além de suas funções tradicionais econômica, social, política e de prestação de serviços exerce uma nova função cujo objetivo é a formação para e pela cidadania" (GADOTTI, 2006, p. 134). GADOTTI, Moacir. A escola na cidade que educa. In: Cadernos Cenpec, 2006. Leia as afirmações apresentadas, escreva (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas e assinale a alternativa correta: ( ) Um dos desafios que uma cidade que quer se tornar educadora deve enfrentar é a promoção de um equilíbrio que respeite a diversidade. () As modificações relacionadas ao planejamento urbano da cidade apresentam uma repercussão mínima na vida das pessoas que nela habitam. () Para que uma cidade seja considerada como educadora ela precisa desenvolver políticas de inclusão que garantam o exercício do direito à igualdade
A sequência correta é
A)F, V, F.
B)F, F, V.
C)V. V. V.
D)F. F. F.
E) V.F.V.
Solução
Alternativa correta: E) V.F.V. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa E (V, F, V) está correta porque reflete os princípios essenciais que definem uma cidade educadora conforme o conceito de Moacir Gadotti. A primeira afirmativa é verdadeira ao destacar que uma cidade educadora precisa promover o equilíbrio e o respeito à diversidade, pois a diversidade cultural, social e econômica deve ser valorizada para que todos os cidadãos possam se sentir incluídos e participativos no desenvolvimento da cidade.
A segunda afirmativa é falsa porque o planejamento urbano tem um impacto muito significativo na vida dos habitantes da cidade. As decisões sobre infraestrutura, transporte, habitação e espaços públicos influenciam diretamente a qualidade de vida, o acesso a serviços e a interação social, tornando impossível que essas mudanças tenham uma repercussão mínima. Assim, o planejamento urbano é um fator-chave para a construção de uma cidade que educa, pois pode facilitar ou dificultar a inclusão social e o exercício da cidadania.
Por fim, a terceira afirmativa é verdadeira, pois uma cidade educadora deve necessariamente desenvolver políticas de inclusão que assegurem o direito à igualdade. Sem essas políticas, a cidade não consegue garantir que todos os seus moradores tenham acesso às mesmas oportunidades, o que é fundamental para a formação cidadã e para o desenvolvimento social justo e sustentável. Portanto, a alternativa E reflete corretamente essas verdades sobre o conceito de cidade educadora.
Assuntos: Educação , Geografia , Sociologia
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