Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

Sutton-Smith (1986) considera que, por se tratar de um produto de uma

Atualizado em 11/11/2024

Sutton-Smith (1986) considera que, por se tratar de um produto de uma sociedade e objeto da infância, o brinquedo possui funções sociais.

Segundo Sutton-Smith, qual é a função social dos brinquedos?

a) Garantir que todas as crianças sigam as normas sociais estabelecidas.
b) Ser um mero objeto de consumo sem relevância simbólica.
c) Representar as normas sociais e culturais do grupo ao qual pertencem.
d) Funcionar apenas como um objeto decorativo em residências. e) Incentivar o desenvolvimento físico através de jogos competitivos.


Solução

Alternativa correta: c) Representar as normas sociais e culturais do grupo ao qual pertencem. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa correta é c) Representar as normas sociais e culturais do grupo ao qual pertencem porque, para Sutton-Smith (1986), os brinquedos são mais do que simples objetos de diversão ou consumo. Eles têm um papel crucial na socialização das crianças, ajudando-as a internalizar e praticar as normas, valores e comportamentos esperados pela sociedade e pela cultura a que pertencem. Através do brincar, as crianças exploram e experimentam diferentes aspectos da cultura e da estrutura social, como o que é aceitável, o que é esperado e como elas devem interagir com os outros.



Os brinquedos, ao refletirem as normas sociais, servem como uma espécie de "microssistema" no qual as crianças podem ensaiar papéis sociais e comportamentais. Por exemplo, brinquedos como bonecas ou carrinhos de brinquedo podem refletir as divisões de gênero e as expectativas sociais associadas a esses papéis, enquanto jogos de tabuleiro ou brinquedos de regras podem ensinar sobre competição, cooperação e respeito pelas regras. Dessa forma, o brinquedo age como um veículo de transmissão cultural, permitindo que a criança experimente e entenda o mundo social ao seu redor.



Além disso, Sutton-Smith destaca que os brinquedos não são neutros; eles são moldados pela sociedade e, ao mesmo tempo, contribuem para a formação de uma identidade cultural. Assim, os brinquedos ajudam as crianças a entender e a se adaptar às normas e valores do grupo social em que vivem, sendo instrumentos essenciais para a aprendizagem e o desenvolvimento social. Portanto, a função social dos brinquedos, de acordo com Sutton-Smith, é representar as normas sociais e culturais do grupo, como exemplificado na alternativa c.

Assuntos: Psicologia do Desenvolvimento Infantil, Antropologia Cultural, Educação e Sociologia da Infância

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