Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
Ao compreender o que se sabe sobre o assunto, precisamos entender e
Ao compreender o que se sabe sobre o assunto, precisamos entender e visitar um dos filósofos da época de 1910, o qual pesquisou em sua essência o significado do que seria o pensar reflexivo. Desta forma, surge na criação da sua obra nominada How we think, a ideia de que o aprendizado somente faria sentido se nós, sujeito refletíssemos sobre o que estaríamos aprendendo.
Se observamos o desenvolvimento da prática pedagógica, a ação de parar, pensar e fazer por parte dos professores, pode ser chamada de:
Alternativas:
a)O perfil pedagógico envolve ações do professor sobre os métodos de ensino.
b)O educador reflexivo é aquele sujeito que em suas aulas desenvolve a reflexão para com seus estudantes.
c)O ensino reflexivo é um contexto que aborda processos de reflexão em todas as ações.
d)O professor reflexivo é aquele sujeito que para, pensa e visualiza a sua ação, tentando atender a todos.
e)O estudante reflexivo é o sujeito que realiza processos de reflexão sobre o conhecimento.
Solução
Alternativa correta: d)O professor reflexivo é aquele sujeito que para, pensa e visualiza a sua ação, tentando atender a todos. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa d) "O professor reflexivo é aquele sujeito que para, pensa e visualiza a sua ação, tentando atender a todos" é a resposta correta porque está diretamente ligada ao conceito de pensamento reflexivo desenvolvido por John Dewey. Dewey acreditava que o aprendizado significativo ocorre quando o indivíduo, no caso o professor, faz uma pausa para refletir sobre suas práticas, suas decisões e seus métodos, com o objetivo de melhorar constantemente sua ação pedagógica. O professor reflexivo não age de forma mecânica ou repetitiva, mas sim de maneira consciente, sempre avaliando o que está fazendo e como isso impacta seus alunos.
Além disso, Dewey enfatizou que a reflexão contínua é essencial para que o professor consiga atender as diversas necessidades de seus alunos, ajustando suas abordagens pedagógicas conforme o contexto e os desafios que surgem no cotidiano escolar. O ato de parar, pensar e visualizar a ação permite que o educador compreenda suas práticas em profundidade e busque sempre maneiras mais eficazes de promover o aprendizado.
Portanto, o professor reflexivo é alguém que, ao refletir sobre suas escolhas pedagógicas, busca otimizar sua prática para melhor atender à diversidade de aprendizados em sala de aula, considerando o progresso de seus alunos. Esse processo de reflexão constante contribui para o desenvolvimento profissional do docente, promovendo a melhoria contínua e a adaptação das suas estratégias de ensino.
Assuntos: Pedagogia, Psicologia da Educação, Didática
Vídeo Sugerido: YouTube