Disciplina: Pedagogia 1 Curtidas

Ana é uma professora que está participando de uma palestra organizada

Atualizado em 05/06/2024

Ana é uma professora que está participando de uma palestra organizada pela Associação Internacional de Cidades Educadoras. Ao finalizar a fala do especialista encarregado da palestra, Ana questiona: “Então, podemos dizer que uma cidade pode ser considerada educadora quando desenvolve um conjunto de ações para garantir que ela se transforme em um espaço de cultura e desenvolvimento?”
Considerando o contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. O palestrante deveria responder: “Não é exatamente isso. Uma cidade se torna educadora quando privilegia o desenvolvimento de ações educativas dentro dos espaços de educação formal”.
II. O palestrante deveria responder: “Essa é uma boa forma de resumir a noção de cidade educadora, visto que ela busca destacar que as cidades podem tornar-se, intencionalmente, espaços educadores para seus habitantes”.
III. O palestrante deveria responder: “Bom, embora é importante que as cidades desenvolvam ações educativas, a noção de cidade educadora destaca, principalmente, que as cidades são, espontaneamente, educadoras.

Considerando o contexto apresentado, é VERDADEIRO o que se afirma em:

a) II e III, apenas.
b) I e II, apenas.
c) II, apenas.
d) III, apenas.
e) I e III, apenas.


Solução

Alternativa correta: C) II, apenas. De acordo com o gabarito AVA.

A resposta II reflete uma visão abrangente e precisa da noção de cidade educadora, destacando que as cidades podem se tornar espaços intencionalmente educadores para seus habitantes, o que está alinhado com o conceito de cidades educadoras.

As afirmativas I e III não estão corretas:
I. A resposta do palestrante não seria "Não é exatamente isso", pois as cidades educadoras não se limitam apenas ao espaço da educação formal. Elas englobam uma variedade de contextos e práticas educativas, tanto formais quanto informais.
III. A resposta do palestrante não seria "Bom, embora é importante que as cidades desenvolvam ações educativas...". A noção de cidade educadora não destaca apenas que as cidades são espontaneamente educadoras, mas sim que elas podem se tornar intencionalmente espaços educadores por meio de ações e políticas específicas.

Prova: Aap2 - Práticas Educativas em Espaços Não Escolares

Assuntos: Práticas Educativas em Espaços Não Escolares

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora