Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
Adilson é um educador social que há mais de 20 anos pedagogia
Adilson é um educador social que há mais de 20 anos desenvolve práticas educativas dentro do centro comunitário de um bairro localizado na periferia da sua cidade um dia conversando com uma das suas colegas Adilson expressou a sua opinião sobre a escola"A escola está completamente obsoleta eu acho que ela deveria ser substituída pela educação em espaços informais ou não formais tais como esse centro comunitário depois de tudo nada do que se aprende na escola tem utilidade na vida dos jovens com os quais eu trabalho"
I) Adilson está correto na sua opinião. De fato, as práticas educativas não formais orientadas a crianças e jovens das classes baixas deveriam ser as únicas as quais eles deveriam estar expostos.
II) De fato, as únicas práticas educativas de caráter realmente significativo para os jovens e crianças das classes baixas são aquelas desenvolvidas dentro dos muros da escola.
III) Adilson não está correto na sua opinião. De fato, o desafio é procurar e desenvolver oportunidades pelas quais a escola possa ser articulada com as práticas educativas não formais.
Considerando o contexto apresentado, é VERDADEIRO o que se afirma em: Selecione uma alternativa:
a) III, apenas.
b) II apenas
c) I apenas.
d) II e III, apenas.
e) I e III, apenas.
Solução
Alternativa correta: a) III, apenas. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa A é correta porque reconhece que a abordagem de Adilson sobre a obsolescência da escola e a primazia das práticas educativas informais não é a solução ideal. A educação formal e informal desempenha papéis complementares no desenvolvimento de crianças e jovens. Enquanto a escola oferece um currículo estruturado e acesso a conhecimento acadêmico, os espaços informais, como centros comunitários, proporcionam aprendizado contextualizado e experiências práticas que podem ser mais relevantes para as realidades dos jovens.
A afirmativa III destaca a importância de articular a educação formal com práticas não formais. Essa articulação é fundamental para criar um ambiente educacional mais integrado e eficaz, onde os jovens possam aplicar o que aprendem na escola em contextos práticos e significativos. O desenvolvimento de oportunidades que conectem essas duas esferas pode enriquecer a experiência educacional, promovendo habilidades sociais, emocionais e práticas que são essenciais para a vida cotidiana.
Além disso, é importante considerar que a crítica à escola deve ser construtiva. Em vez de descartá-la, é necessário identificar as limitações e buscar formas de melhorar a educação formal, tornando-a mais relevante e conectada às necessidades da comunidade. Assim, a alternativa A, que se alinha com a visão de que a educação deve ser integrada e abrangente, é a resposta mais adequada.
Assuntos: Teorias da Educação, Educação Comunitária e Contextualizada, Desafios da Educação Formal
Vídeo Sugerido: YouTube