Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
A preocupação com os saberes docentes não é algo recente e decorre
A preocupação com os saberes docentes não é algo recente e decorre por vários anos. Autores como Tardif (2013); Gauthier et al (1998), dentre outros, têm discutido acerca dos saberes docentes, todavia, ainda mal conseguimos identificar os atos do professor que, na sala de aula, têm influência concreta sobre a aprendizagem dos alunos.
A discussão acerca dos saberes necessários a ação docente gerou distintas tipologias que balizam os diferentes tipos de conhecimentos que o professor mobiliza ao realizar sua ação docente.
Deste modo, evidenciar esses saberes denota reconhecer a existência de um alicerce de conhecimentos referentes ao ensino e a profissão, valorizando o saber estabelecido/socializado pelos professores, em sua prática docente, sinalizando direções tanto para a formação docente quanto para sua profissionalização.
Com base no texto, assinale qual é a principal diferença entre as abordagens de Shulman e Tardif em relação aos saberes docentes. Alternativas:
a) Shulman enfatiza a intuição e a adaptação prática, enquanto Tardif destaca a importância do conhecimento de conteúdo.
b) Shulman propõe uma distinção entre conhecimento de conteúdo e conhecimento pedagógico, enquanto Tardif foca na influência do contexto.
c) Shulman valoriza os saberes situados, enquanto Tardif ressalta a necessidade de conhecimento pedagógico.
d) Shulman introduz os saberes situados, enquanto Tardif destaca os saberes da experiência.
e) Shulman destaca os saberes da experiência, enquanto Tardif enfatiza a importância do conhecimento pedagógico.
Solução
Alternativa correta: B) Shulman propõe uma distinção entre conhecimento de conteúdo e conhecimento pedagógico, enquanto Tardif foca na influência do contexto. De acordo com o gabarito AVA.
Lee Shulman é conhecido por sua teoria sobre os saberes docentes, que propõe uma distinção entre conhecimento de conteúdo (conhecimento do assunto que se está ensinando) e conhecimento pedagógico (conhecimento sobre como ensinar e aprender). Já Maurice Tardif, por outro lado, foca na influência do contexto e na importância de considerar os saberes docentes como uma construção social e histórica, que é influenciada pelo contexto em que o professor atua.
Tardif argumenta que os saberes docentes não são apenas uma questão de conhecimento de conteúdo ou pedagógico, mas também de saberes práticos e situados, que são desenvolvidos ao longo da experiência do professor. Ele destaca a importância de considerar a influência do contexto, incluindo a cultura, a história e as relações sociais, na forma como os professores constroem e utilizam seus saberes.
As outras alternativas são incorretas porque:
a) Shulman não enfatiza a intuição e a adaptação prática, mas sim a importância do conhecimento de conteúdo e pedagógico.
c) Shulman não valoriza os saberes situados, mas sim destaca a importância do conhecimento de conteúdo e pedagógico.
d) Shulman não introduz os saberes situados, mas sim Tardif que destaca a importância dos saberes práticos e situados.
e) Shulman não destaca os saberes da experiência, mas sim Tardif que argumenta que os saberes docentes são construídos ao longo da experiência do professor.
Portanto, a alternativa b é a que melhor reflete a principal diferença entre as abordagens de Shulman e Tardif em relação aos saberes docentes.
Prova: AV1 - Profissionalização Docente
Assuntos: Saberes Docentes, Desenvolvimento Curricular
Vídeo Sugerido: YouTube