Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
A maior parte dos primeiros filósofos considerava como os únicos
“A maior parte dos primeiros filósofos considerava como os únicos princípios de todas as coisas os que são da natureza da matéria. Aquilo de que todos os seres são constituídos e de que primeiro são gerados e em que por fim se dissolvem, enquanto a substância subsiste mudando-se apenas as afecções, tal é, para eles, o elemento, tal é o princípio dos seres; e por isso julgam que nada se gera nem se destrói, como se tal natureza subsistisse sempre... Pois deve haver uma natureza qualquer, ou mais de uma, donde as outras coisas se engendram, mas continuando ela mesma. [...]”. (ARISTÓTELES, Metafísica I, 3).
O trecho acima descreve que o início da Filosofia esteve atrelado à necessidade de buscar a resposta para a origem do mundo, enfatizando que na natureza tudo subsisti continuamente. Tendo como base essas ideias de Aristóteles, podemos dizer que:
a) Para Tales de Mileto, o fundador da filosofia, o princípio do universo era a água, presente em tudo e todos e responsável pela vida.
b) Para a maioria dos pensadores pré-socráticos a origem do universo centra-se nos deuses, principais responsáveis pela existência humana.
c) Os princípios aristotélicos não influenciaram os estudos sobre o surgimento da filosofia.
d) Para os gregos, a preocupação da origem do universo confundia-se com a busca pelas metáforas e poesias que melhor explicassem o cosmo e enaltecessem os deuses.
e) Para Pitágoras de Samos, a totalidade consistia exclusivamente na busca espiritual pelo livramento da alma.
Solução
Faça login para continuar vendo as resoluções
Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!
Entrar