Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas
Nem todo produto que consumimos é genuinamente nacional, por quê? Não
Nem todo produto que consumimos é genuinamente nacional, por quê? Não seria interessante que toda a necessidade de produtos fosse atendida por empresas localizadas no próprio país? Mas isso não ocorre. A bem da verdade, existem muitos produtos acabados e matérias-primas que são comprados (importados) de outros países, visto que produzi-los internamente envolveria um custo muito alto para a economia. Desse modo, o sistema econômico deve fazer as suas escolhas buscando maximizar os benefícios.
Considere que determinada economia pudesse produzir apenas dois bens: ferro-gusa (tonelada) e soja (tonelada). Para se produzir ferro-gusa seriam necessários engenheiros especializados, técnicos de produção; ao passo que para produzir soja (toneladas) seriam necessários maquinário agrícola, defensivos agrícolas, trabalhadores e capital. Agora imagine que a economia decida abandonar a produção de ferro-gusa. Certamente haverá uma consequência imediata, por exemplo: desemprego de trabalhadores especializados, excesso de trabalhadores no setor agrícola, queda dos salários no setor, desemprego elevado. Essa consequência é chamada de custo de oportunidade, ou seja, é tudo que se lança mão em decorrência de uma decisão específica.
Imagine uma situação em que você é o Presidente da República e precisa decidir entre reduzir a poluição liberada pelos combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene, etc.) e aumentar a produção de automóveis. Ou seja, a escolha é: poluição versus automóveis Argumente o que aconteceria no sistema econômico (custos e/ou resultados), caso optasse pela redução da poluição; e o que aconteceria, caso optasse pelo aumento da produção de automóveis. Escreva sua resposta no campo abaixo:
Solução
Faça login para continuar vendo as resoluções
Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!
Entrar