Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas
Leia o texto a seguir: "Todo texto é um objeto heterogêneo, que revela
Leia o texto a seguir:
"Todo texto é um objeto heterogêneo, que revela uma relação radical de seu interior com seu exterior; e, desse exterior, evidentemente, fazem parte outros textos, que lhe dão origem, que o predeterminam, com os quais dialoga, que retoma, a que alude, ou a que se opõe." (KOCH, 2000, p. 46).
Pensando nisso, analise o anúncio a seguir e a relação intertextual presente nele:
a) A propaganda acima apresenta a união de duas linguagens: verbal e não verbal que possibilitam um efeito de sentido específico. Nesse sentido assinale a alternativa que explica, de forma correta, essa relação:
b) A intertextualidade presente nas duas linguagens é necessária para compreender o todo da propaganda, uma vez que a linguagem não verbal representa a caracterização e referência ao Pelé e a linguagem verbal, faz inferência direta aos 1001 gols do jogador e 1001 anúncios da marca.
c) A intertextualidade presente nas duas linguagens não produz sentido algum, uma vez que foram expostas neste anúncio apenas para trazer o nome da marca em questão. Isso é um recurso apenas para chamar a atenção do consumidor.
d) A intertextualidade presente nas duas linguagens significa separadamente: a linguagem verbal parabeniza o jogador de futebol pelos seus 1001 gols marcados, enquanto a imagem é uma homenagem à essa comemoração.
e) A homenagem estabelecida no anúncio refere-se ao Pelé e sua conquista por 1001 jogos. Nesse contexto, não houve nenhuma intenção de venda, de divulgação da marca ou de intertextualidade.
Solução
Alternativa correta: b) A intertextualidade presente nas duas linguagens é necessária para compreender o todo da propaganda, uma vez que a linguagem não verbal representa a caracterização e referência ao Pelé e a linguagem verbal, faz inferência direta aos 1001 gols do jogador e 1001 anúncios da marca. De acordo com o gabarito AVA.
Tenha bons estudos!!
Assuntos: Intertextualidade
Vídeo Sugerido: YouTube