Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas

A humanidade contemporânea que não está recebendo o “colo” da

Atualizado em 29/02/2024

A humanidade contemporânea que não está recebendo o “colo” da compaixão e da gratidão é a mesma que não tem acesso aos direitos que deveriam ser promovidos pelo Estado para garantir a reprodução da vida. A uma parcela expressiva da humanidade faltam os cuidados mais básicos, tais como água, alimentação, saúde, educação, moradia, trabalho, cultura. Assim, ela parece estar perdendo, literalmente, de sua vitalidade, secando, ficando sem referências e direção. Como um exemplo, entre tantos possíveis, pense sobre os profissionais da saúde. Podemos facilmente perceber como eles são um grupo específico da sociedade que exerce o cuidado com as demais pessoas perante suas necessidades e padecimentos, mas que nem sempre são cuidados, isto é, não contam com ações eficientes que sejam capazes de garantir sua própria saúde física e mental.

A fim de aprofundar ainda mais as reflexões, reúna-se com seus colegas, em grupos proporcionais, para discutir conjuntamente e elabore um comentário reflexivo argumentativo que responda:

a) Em que medida os direitos negligenciados dos cidadãos e a falta de perspectiva ou desesperança por melhores condições de vida, acirram ainda mais as desigualdades?
b) Se apenas a conquista de direitos fosse suficiente, porque os determinantes da Constituição Federal de 1988, apelidada de "Constituição Cidadã", não chegam a ser cumpridos?
c) Como essa situação fere os Estados Democráticos de direito?


Solução

Faça login para continuar vendo as resoluções

Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!

Entrar
Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora