Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

O que hoje entendemos por governo constitucional, não importa se de

Atualizado em 27/03/2024

O que hoje entendemos por governo constitucional, não importa se de natureza monárquica ou republicana, é, em essência, um governo controlado pelos governados, restringido em suas competências de poder e em sua aplicação de força. É indiscutível que a restrição e controle ocorrem em nome da liberdade, tanto da sociedade como do indivíduo; trata-se de estabelecer limites, os mais amplos possíveis e necessários, para o espaço estatal do governar, a fim de possibilitar a liberdade fora de seu espaço. Portanto, não se trata, em todo caso, de possibilitar a liberdade de agir e de atuar politicamente; ambos continuam sendo prerrogativa do governo e dos políticos profissionais que se oferecem ao povo como seus representantes no sistema de partidos, para representar seus interesses dentro do Estado e, se for o caso, contra o Estado. A relação entre política e liberdade, em outras palavras, também é entendida nos tempos modernos de modo a ser a política um meio e a liberdade seu objetivo mais elevado; portanto, a relação em si não mudou, embora o conteúdo e a extensão da liberdade se tenham modificado de forma bastante extraordinária. Assim, a pergunta sobre o sentido da política é respondida por categorias e conceitos que são extraordinariamente antigos e por conseguinte também extraordinariamente veneráveis. Embora os tempos modernos se diferenciem, de forma tão decisiva, em seus aspectos políticos, de todos os tempos anteriores, assim como também nos aspectos espirituais e materiais, só o fato da emancipação das mulheres e da classe operária, quer dizer de grupos de homens que nunca antes podiam mostrar-se na vida pública, dá um rosto radicalmente novo a todas as questões políticas.



ARENDT, Hannah. O que é política?. Organização de Ursula Ludz. 3ª ed. Tradução de Reinaldo Guarany. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

Baseando-se nas ideias do texto II, as implicações da evolução política nos tempos modernos para a concepção de democracia e liberdade significam que

a) a democracia moderna, ao promover a participação de novos grupos sociais, como mulheres e operários, questiona e reformula a tradicional relação entre política e liberdade.
b) A essência da democracia moderna reside na total autonomia do indivíduo para atuar politicamente, sem interferências ou limitações impostas pelo Estado.
c) O conceito de governo constitucional não se alterou significativamente nos tempos modernos, mantendo-se alheio às transformações sociais e culturais.
d) A política moderna é vista exclusivamente como um instrumento para a manutenção do status quo, sem qualquer conexão com a promoção da liberdade individual ou coletiva.
e) As mudanças nos tempos modernos resultaram na obsolescência dos conceitos de governo constitucional, política e liberdade, exigindo novas interpretações.


Solução

Alternativa correta: a) a democracia moderna, ao promover a participação de novos grupos sociais, como mulheres e operários, questiona e reformula a tradicional relação entre política e liberdade. De acordo com o gabarito AVA.

Assuntos: Sentido do Texto, Significado das Palavras

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora