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Leia a notícia a seguir. Campanha incentiva pessoas a desapegar de

Atualizado em 15/05/2024

Leia a notícia a seguir.

Campanha incentiva pessoas a desapegar de seus bichinhos de pelúcia

Em Belo Horizonte, três postos de recolha estão disponíveis para receber as doações até o próximo dia 10 de abril


Até o dia 10 de abril, três pontos da capital mineira, na região centro-sul, estarão abertos para receber doação de bichinhos de pelúcia. A ideia faz parte da campanha "Amor de Pelúcia", criada pelo recifense Gustavo Arruda, e tem como objetivo promover o desapego das pessoas que acabam mantendo os mimos escondidos nos guarda-roupas sem utilidade.

O publicitário, de 25 anos, conta que após terminar um relacionamento no ano passado, resolveu abrir mão de algumas coisas pessoais que remetiam à antiga namorada. "Eram presentes que tinham um significado para mim, que eu não queria apagar, mas precisava desapegar. Então, achei que o melhor caminho seria doá-los para quem pudesse aproveitar de uma forma melhor", explica Gustavo.

[...]

Considere a sugestão de um programa de gramática de Irandé Antunes:

I - Focalizando o texto (como parte da atividade discursiva);

II - Focalizando a frase;

III - Focalizando a palavra.

Considerando o contexto apresentado, assinale a abordagem na perspectiva interativa de linguagem (além da gramática), para o estudo da notícia.

a) Análise do gênero notícia; estudo das classes gramaticais substantivos, adjetivos e pronomes; os efeitos provocados pelo uso de uma palavra na notícia; os tipos de frases e sua correlação com as finalidades do gênero notícia.
b) O estudo do adjetivo e a sua importância na notícia; os recursos de coesão, no estabelecimento da coerência das ideias veiculadas; as remissões intertextuais e seus recursos de coesão no estabelecimento da coerência textual.
c) Análise do gênero; seu objetivo; suas estratégias de composição; seu grau de informatividade; suas remissões intertextuais e seus recursos de coesão, no estabelecimento de sua coerência; a importância do adjetivo na notícia; o estudo do adjetivo no gênero.
d) Organização do gênero notícia: título, lide e corpo; os efeitos previstos para o uso de tempos e modos verbais no gênero notícia; os recursos coesivos empregados para a coerência textual; identificação das classes gramaticais substantivos e adjetivos no texto.
e) Identificação dos adjetivos que informam o leitor sobre a campanha; identificação de adjetivos que revelam juízo de valor; os procedimentos de concordância entre os substantivos e os adjetivos; identificação dos recursos de coesão; as particularidades linguísticas da notícia.


Solução

Alternativa correta: c) Análise do gênero; seu objetivo; suas estratégias de composição; seu grau de informatividade; suas remissões intertextuais e seus recursos de coesão, no estabelecimento de sua coerência; a importância do adjetivo na notícia; o estudo do adjetivo no gênero. De acordo com o gabarito AVA.

As alternativas I e II, embora importantes para a análise gramatical, limitam-se a um nível superficial do texto, não explorando sua riqueza discursiva e sua interação com o contexto social. Já a alternativa III, apesar de focar no gênero notícia, restringe-se ao estudo do adjetivo, deixando de lado outros elementos importantes para a construção da coerência e da coesão do texto.

Portanto, a alternativa C é a que oferece a abordagem mais completa e abrangente para o estudo da notícia, considerando a perspectiva interativa da linguagem e indo além da gramática.

Assuntos: A notícia como construção social, Ética na produção de notícias, Gêneros textuais

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