Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Leia a notícia a seguir. Campanha incentiva pessoas a desapegar de
Leia a notícia a seguir.
Campanha incentiva pessoas a desapegar de seus bichinhos de pelúcia
Em Belo Horizonte, três postos de recolha estão disponíveis para receber as doações até o próximo dia 10 de abril
Até o dia 10 de abril, três pontos da capital mineira, na região centro-sul, estarão abertos para receber doação de bichinhos de pelúcia. A ideia faz parte da campanha "Amor de Pelúcia", criada pelo recifense Gustavo Arruda, e tem como objetivo promover o desapego das pessoas que acabam mantendo os mimos escondidos nos guarda-roupas sem utilidade.
O publicitário, de 25 anos, conta que após terminar um relacionamento no ano passado, resolveu abrir mão de algumas coisas pessoais que remetiam à antiga namorada. "Eram presentes que tinham um significado para mim, que eu não queria apagar, mas precisava desapegar. Então, achei que o melhor caminho seria doá-los para quem pudesse aproveitar de uma forma melhor", explica Gustavo.
[...]
Considere a sugestão de um programa de gramática de Irandé Antunes:
I - Focalizando o texto (como parte da atividade discursiva);
II - Focalizando a frase;
III - Focalizando a palavra.
Considerando o contexto apresentado, assinale a abordagem na perspectiva interativa de linguagem (além da gramática), para o estudo da notícia.
a) Análise do gênero notícia; estudo das classes gramaticais substantivos, adjetivos e pronomes; os efeitos provocados pelo uso de uma palavra na notícia; os tipos de frases e sua correlação com as finalidades do gênero notícia.
b) O estudo do adjetivo e a sua importância na notícia; os recursos de coesão, no estabelecimento da coerência das ideias veiculadas; as remissões intertextuais e seus recursos de coesão no estabelecimento da coerência textual.
c) Análise do gênero; seu objetivo; suas estratégias de composição; seu grau de informatividade; suas remissões intertextuais e seus recursos de coesão, no estabelecimento de sua coerência; a importância do adjetivo na notícia; o estudo do adjetivo no gênero.
d) Organização do gênero notícia: título, lide e corpo; os efeitos previstos para o uso de tempos e modos verbais no gênero notícia; os recursos coesivos empregados para a coerência textual; identificação das classes gramaticais substantivos e adjetivos no texto.
e) Identificação dos adjetivos que informam o leitor sobre a campanha; identificação de adjetivos que revelam juízo de valor; os procedimentos de concordância entre os substantivos e os adjetivos; identificação dos recursos de coesão; as particularidades linguísticas da notícia.
Solução
Alternativa correta: c) Análise do gênero; seu objetivo; suas estratégias de composição; seu grau de informatividade; suas remissões intertextuais e seus recursos de coesão, no estabelecimento de sua coerência; a importância do adjetivo na notícia; o estudo do adjetivo no gênero. De acordo com o gabarito AVA.
As alternativas I e II, embora importantes para a análise gramatical, limitam-se a um nível superficial do texto, não explorando sua riqueza discursiva e sua interação com o contexto social. Já a alternativa III, apesar de focar no gênero notícia, restringe-se ao estudo do adjetivo, deixando de lado outros elementos importantes para a construção da coerência e da coesão do texto.
Portanto, a alternativa C é a que oferece a abordagem mais completa e abrangente para o estudo da notícia, considerando a perspectiva interativa da linguagem e indo além da gramática.
Assuntos: A notícia como construção social, Ética na produção de notícias, Gêneros textuais
Vídeo Sugerido: YouTube