Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Analise as frases que seguem. - "_____ a história da peça que
Analise as frases que seguem.
- "_____ a história da peça que conquista as mulheres desde os anos 1960".
- "A revista _______ tem vaga para repórter".
- "O Ministério da _____ encaminhou para a Casa Civil a lista final de obras públicas que a pasta quer tocar dentro do plano de recuperação ____."
- "As placas de trânsito são exemplos claros e cotidianos de textos _____.".
Assinale a alternativa que apresenta os termos, devidamente, grafados, a fim de completar, em ordem, as lacunas das frases acima.
a) Minissaia, Super interessante, Infraestrutura, Pró-Brasil, não-verbais.
b) Mini-saia, Superinteressante, Infra-estrutura, Pró-Brasil, não verbais.
c) Minissaia, Superinteressante, Infraestrutura, Pró-Brasil, não verbais.
d) Mini-saia, Superinteressante, Infraestrutura, Pró Brasil, não-verbais.
e) Minissaia, Superinteressante, Infra-estrutura, Pró-Brasil, não-verbais.
Solução
Alternativa correta: c) Minissaia, Superinteressante, Infraestrutura, Pró-Brasil, não verbais. De acordo com o gabarito AVA.
Minissaia: O falso prefixo mini-, após a reforma ortográfica, passou a ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por "i" ou "h". Caso o segundo elemento inicie com a consoante "s" ou "r", é necessário dobrá-la, sem usar hífen. Como saia se inicia em S, a palavra deve ser escrita junta e a consoante em questão duplicada.
Superinteressante: Uma palavra com prefixo “super” só pode ser hifenizada quando a palavra a que ela se junta começar com “R” ou “H”. Não sendo o caso, uma vez que se inicia com I, esta correta a escrita.
Infraestrutura: O Novo Acordo Ortográfico determina que o prefixo infra deve unir-se ao termo seguinte, sem o hífen, exceto se este começar pela letra " a " (infra-assinado) ou h ( infra-humano ). Como o termo seguinte da palavra em questão começa em E a escrita deve ser junta.
Pró-Brasil: Quando for tônico e com significado próprio, sempre deve ser seguido por hífen. É relativamente simples identificar quando isso ocorre, pois nesses casos o prefixo é escrito com acento agudo. Desse modo a palavra esta escrita de forma correta, pois remete dois significados diferente de EX.: promover
não verbais: Após a reforma ortográfica, o "não" como prefixo passou a ser grafado sem hífen. Isso é valido em todo contexto, ocorre a eliminação do hífen neste caso sem exceções.
Resolução adaptada de: Brainly
Assuntos: Palavras Juntas e separadas
Vídeo Sugerido: YouTube