Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
A língua é um enorme iceberg flutuando no mar do tempo, e a gramática
A língua é um enorme iceberg flutuando no mar do tempo, e a gramática normativa é a tentativa de descrever apenas uma parcela mais visível dele, a chamada norma-padrão. Essa descrição, é claro, tem seu valor e seus méritos, mas é parcial (no sentido literal e figurado do termo) e não pode ser autoritariamente aplicada a todo o resto da língua - afinal, a ponta do iceberg que emerge representa apenas um quinto do seu volume total. Mas é essa aplicação autoritária, intolerante e repressiva que impera na ideologia geradora do preconceito linguístico.
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico – o que é, como se faz. 52 ed. São Paulo: Loyola, 2009, p. 20.
Diante do contexto apresentado, complete as lacunas da sentença a seguir.
Tendo em vista que há vários ____________________________ de linguagem, é natural que se pergunte o que é considerado ____________________________ e o que é ____________________________ em um determinado idioma. Na verdade, devemos pensar a ____________________________ em termos de ____________________________.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
a) termos / preconceito / correto / regra / aceitação.
b) jogos / viável / imprescindível / norma / aplicabilidade.
c) níveis / certo / errado / língua / adequação.
d) problemas / formal / informal / frase / comunicabilidade.
e) períodos / novo / antiquado / gramática / autoritarismo.
Solução
Alternativa correta: c) níveis / certo / errado / língua / adequação. De acordo com o gabarito AVA.
Isso se alinha ao texto de Marcos Bagno, que discute a diversidade linguística e a inadequação de aplicar a norma-padrão de forma autoritária a toda a língua. Ao falar sobre "níveis" de linguagem, reconhece-se a variedade presente na língua. O termo "certo" refere-se à norma-padrão, enquanto "errado" reflete a imposição inflexível dessa norma. A palavra "adequação" ressalta a importância de considerar o contexto e as diferentes situações de uso da língua, em vez de uma abordagem unilateral. Portanto, essa alternativa sintetiza a reflexão sobre a diversidade linguística e a necessidade de uma visão mais flexível e inclusiva em relação às variedades linguísticas.
Assuntos: Variação linguística e sua relação com identidade cultural, Impacto do preconceito linguístico na educação e inclusão social, Desafios na promoção da diversidade linguística em políticas públicas de ensino
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