Disciplina: Geografia 7 Curtidas

Com base em dados de 2014 do Instituto Brasileiro de Geografia

Atualizado em 18/10/2024

Com base em dados de 2014 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Comissão Econômica para América Latina e Caribe - CEPAL calculou que a porcentagem de indígenas brasileiros vivendo em situação de pobreza extrema — 18% — é seis vezes maior do que a proporção verificada no restante da população do país. Entre os negros, a taxa é menor (6%), mas representa o dobro do índice de indigência entre os brancos.
As disparidades atravessam outros níveis de renda. No Brasil, 49% dos indígenas e 33% dos afrodescendentes pertencem à quinta parte mais pobre da população. Vinte e quatro porcento dos indivíduos brancos estão entre os 20% mais ricos da sociedade. O valor é três vezes maior do que a participação dos negros (8%) e dos indígenas (7%) nesse grupo mais abastado.
As desigualdades nacionais acompanham padrões regionais, segundo a CEPAL. Em média, na América Latina 37% dos indígenas e 34% dos negros fazem parte dos 20% mais pobres e a taxa de participação desses grupos nas camadas mais ricas equivale a aproximadamente metade dos índices calculados para os brancos.
Tomando como base esse trecho, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I - Os privilégios promovidos pelo sistema de cotas raciais no Ensino Superior no Brasil em instituições públicas e privadas, aos seus beneficiários, é uma situação desigual garantida no mercado de trabalho.

PORQUE

II - A discriminação contra afrodescendentes e indígenas é corroborada em números estatísticos, mostrando a necessidade das políticas de cotas para legitimar a democracia, os princípios de justifica e a reparação histórica da sociedade contra esses povos.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.


Solução

Alternativa correta: D) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira. De acordo com o gabarito AVA.
I - Os privilégios promovidos pelo sistema de cotas raciais no Ensino Superior no Brasil em instituições públicas e privadas, aos seus beneficiários, é uma situação desigual garantida no mercado de trabalho.
Falsa.

Embora as cotas raciais no ensino superior proporcionem oportunidades de acesso à educação para grupos historicamente marginalizados, não garantem privilégios no mercado de trabalho.

Diversos fatores influenciam a trajetória profissional de um indivíduo, como:
Qualidade da formação: A qualidade da instituição de ensino e do curso frequentado podem ter impacto significativo na empregabilidade.
Habilidades e competências: As habilidades e competências desenvolvidas durante a graduação, tanto técnicas quanto interpessoais, são cruciais para o sucesso no mercado de trabalho.
Experiência profissional: A experiência profissional adquirida por meio de estágios, projetos e trabalhos anteriores é um diferencial importante na hora da busca por emprego.
Discriminação: A discriminação racial e social no mercado de trabalho ainda é uma realidade, podendo dificultar a inserção profissional de cotistas, mesmo após a graduação.

II - A discriminação contra afrodescendentes e indígenas é corroborada em números estatísticos, mostrando a necessidade das políticas de cotas para legitimar a democracia, os princípios de justiça e a reparação histórica da sociedade contra esses povos.
Verdadeira.

Dados estatísticos comprovam a existência de disparidades raciais no Brasil:
Pobreza: A taxa de pobreza extrema entre indígenas é seis vezes maior que a média nacional, enquanto entre negros é o dobro da taxa entre brancos.
Renda: Indígenas e negros estão concentrados nos 20% mais pobres da população, enquanto brancos estão três vezes mais presentes entre os 20% mais ricos.
Mercado de trabalho: Afrodescendentes e indígenas têm menor taxa de ocupação, maior informalidade e salários mais baixos em comparação aos brancos.

As cotas raciais são ferramentas para combater essas desigualdades:
Promovem a igualdade de oportunidades: Ao garantir acesso à educação de qualidade, as cotas permitem que afrodescendentes e indígenas compitam em melhores condições no mercado de trabalho.
Contribuem para a justiça social: Reduzem as disparidades históricas de acesso à educação e à renda, promovendo uma sociedade mais justa e equitativa.
Fortalecem a democracia: A inclusão de grupos historicamente marginalizados na vida universitária e profissional enriquece a sociedade e fortalece os princípios democráticos.

Prova: Av2 - Sociedade Brasileira e Cidadania

Assuntos: Cotas Raciais, Desigualdade Social, Privilégios

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